quarta-feira, 23 de março de 2011

Conheça a belissíma história de Nossa Senhora da Cabeça. Com a sua oração.



UMA HISTÓRIA MARAVILHOSA

Reproduzimos aqui a história da origem da devoção a NOSSA SENHORA DA CABEÇA, segundo o Manual do devoto, escrito por uma Confraria de Nossa Senhora da Cabeça da Catedral do Rio de Janeiro, edificada em 1910.

Eis o resumo das notas do Manual:

NUESTRA SENORA DA CABEÇA possui uma história maravilhosa, que teve seu início no ano de 1227, nos contrafortes da SERRA MORENA, ANDALUZIA, região espanhola, onde fica situada a cidade de ANDUJAR, a 18 km. do pico denominado CABEÇA. As terras ao lado da montanha eram utilizadas como pasto, sobretudo para criação de carneiros, vigiados por pastores. Gente simples, pobre e religiosa. Dentre eles, JOÃO ALONSO RIVAS, natural de Granada, filho de cristãos cativos e fugitivos da tirania dos mouros, dos Árabes. Durante a fuga, João Rivas perdeu um braço.

João era muito piedoso e muito devoto da Virgem Maria, a quem dedicava suas orações, enquanto apascentava suas ovelhas. Por várias vezes, parecendo vir do alto da montanha, ele ouvia um toque de campainha. Pensava: “deve ser pura imaginação, coisa de um viver solitário, nestas terras altas”.

Numa noite, 12 de agosto de 1227, o pastor João Rivas, ouvindo mais distantemente o som da campainha, seus olhos depararam com um brilhante luzeiro no alto do Monte Cabeça. Ele, sem dúvidas nem medo, partiu em direção ao Célebre pico. Chegando lá, ouviu o toque da campainha saindo da gruta, de onde saíam também, raios luminosos. Entrando na caverna viu, sobre as pedras, uma belíssima Imagem de Nossa Senhora, e a campainha que presa a um galho, ao lado da Virgem, continuava a bater. Voltando ao normal, João dirigiu-se à Mãe de Deus e perguntou: “fostes vós, ó minha Mãe, que pelo vosso influxo me atraístes à Vossa presença, para divulgar os Vossos desígnios? Se assim é, dizei-me o que devo fazer e a Vossa vontade será cumprida”. E uma voz dulcíssima, que parecia vir do céu, falou-lhe assim: “Não temas, servo de Deus. Vai à cidade de Andujar e dizei a quantos encontrares que chegou o tempo de cumprir a vontade de Deus, fazendo construir neste lugar, um templo, onde hão de operar os prodígios em favor dos que acreditarem”. João prometeu à Virgem Mãe de Deus, fazer tudo quanto Ela ordenara. Temendo que os habitantes de Andujar achassem que ele fosse um louco visionário ou impostor, recebeu de Nossa Senhora o SINAL: “Vai cristão venturoso! O testemunho de suas palavras será o teu braço perdido que eu te restituo”. João Rivas viu seu braço direito perfeitamente são. Ao clarear do dia João Rivas, tendo à frente o Vigário e outras autoridades, foram ao Monte Cabeça, lev aram a Imagem em triunfo para Andujar e foi aclamada Padroeira sob a invocação de NOSSA SENHORA DA CABEÇA.

Daí em diante, foram multiplicando-se os milagres operados por Deus, pela intercessão da Padroeira. Dentre os muitos milagres realizados, teve grande repercussão o que se deu em favor de um nobre senhor condenado à morte (cortar a cabeça), o qual fez voto de ir, se a Virgem o salvasse, depositar uma cabeça de cera aos pés da Sagrada Imagem. Além de fazer o milagre pedido, na hora da execução da pena de morte, a multidão em delírio, viu chegar o mensageiro do rei trazendo a graça ao condenado: “ A Virgem o libertou!” O feliz agraciado cumpriu seu voto e é em recordação de tão extraordinário acontecimento que a partir daí , nos Santuários dedicados à Nossa Senhora da Cabeça, a Imagem dela é representada trazendo na mão direita, uma cabeça ( confere: Manual de Nossa Senhora da Cabeça, pág. 10ss. Rio-1910).


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA CABEÇA

Eis-me aqui prostrado aos vossos pés, / ó Mãe do Céu e Senhora Nossa.

Venho louvar-vos e agradecer-vos / tantos benefícios espirituais e temporais / que Deus, nos tendes alcançado. / Que louvores vos posso dar, ó Mãe bondosa! / Ah! Tende compaixão de mim! Minha alma sofre o remorso de tantas vezes ter ofendido o vosso divino Filho / e sente não possuir as virtudes que mais são agradáveis aos vossos olhos de Mãe. / Dai-me, Senhora, as graças necessárias para eu ser um bom cristão / fiel cumpridor das leis da Igreja, / e constante imitador das vossas incomparáveis virtudes, / iluminai a minha fraca inteligência. / para que compreenda cada vez mais / que a única felicidade na terra é servir a Deus / e trilhar com os santos o caminho do céu. / Fortificai minha vontade / para que eu não me deixe jamais levar por minhas paixões / e pelas tentações do mundo. / Tocai o meu coração / a fim de que deteste sempre o pecado / ame a vida austera e cristã que exigis de vossos devotos. / tende piedade de minhas misérias espirituais / E ó Mãe terníssima, não vos esqueçais também das misérias / que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena. / Dai-me saúde e forças, para que possa cumprir todas as minhas obrigações e vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo / Não permitais que a minha pobre cabeça seja atormentada por males / que me perturbem a tranqüilidade da vida. / Pelos merecimentos de vosso Divino Filho, Nosso senhor Jesus Cristo, e pelo amor que a Ele consagrais / alcançai-me graça que agora vos peço (cada um pedirá a graça que deseja obter).

Aí tendes, ó Mãe poderosa, a minha súplica humilde. / Se quiserdes, ela será atendida. Ah! Não deixeis de atender-me, ó Rainha do céu e da terra! Por toda parte cantarei louvores à vossa bondade e ao vosso poder, / ó Senhora da Cabeça / até que chegue o dia em que, levado por vós, / eu entre no gozo eterno do céu. Assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário