sábado, 12 de janeiro de 2013

FALECEU ONTEM PADRE HAROLDO COELHO


Morre Padre Haroldo Coelho, aos 77 anos

Redação Web | 22h35 | 11.01.2013
 
 
Morreu na noite desta sexta-feira (11), após sofrer uma parada respiratória, o padre cearense Haroldo Coelho, de 77 anos, em Brasília. O religioso era militante do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e participava ativamente dos debates e reuniões do partido. Nos últimos meses, o religioso celebrava na Igreja do Carmo e na Paróquia São Francisco de Assis.
Padre Haroldo Coelho era militante do Psol e foi um dos fundadores do partido no Ceará. Foto: Fabio Lima
Padre Haroldo viajou à Brasília para passar junto com sua família o fim de ano. Ele passava por uma situação delicada devido à Pneumonia, quando deu entrada na UTI do Hospital Daher, em Brasília, há 10 dias.
O vereador João Alfredo (Psol) lamentou profundamente a morte de um dos fundadores do partido no Ceará. "Nós fomos surpreendidos, porque não sabíamos sequer da doença. Sempre que o encontrávamos no partido, o víamos com toda sua animação e vivacidade peculiar. É um dos fundadores do Psol. É uma referência importantíssima da esquerda, da teologia da libertação. Ele é uma grande referência não só na política, mas também na luta socialista e na igreja popular por décadas. Era uma espécie de decano nosso", lamentou João Alfredo.
História
José Haroldo Bezerra Coelho nasceu no dia 24 de março de 1935, na capital cearense. Professor e sociólogo aposentado da Universidade Estadual do Ceará, foi candidato a governador do Ceará em 1986.
Iniciou o sacerdócio no Seminário Menor dos Padres Lazaristas, em Fortaleza. Recebeu sua ordenação em 1964 e cursou a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, onde licenciou-se em Ciência Sociais.
Padre Haroldo ainda fez pós-gradução na Universidade de Sorbonne, na França, e foi ex-militante do PT antes de filiar-se ao Psol.

Fonte:Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário