sábado, 16 de junho de 2012

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA


IGREJA NO BRASIL
Imaculado Coração de Maria: uma espiritualidade missionária 
 sábado, 16 de junho de 2012 · 07:16 



 coração de maria





                                                                                          Redação Portal A12  
Hoje (16) a Igreja celebra a festa litúrgica do Imaculado Coração de Maria, celebração que sempre acontece um dia depois da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. São festas intimamente unidas e transmitem uma espiritualidade repleta de amor e misericórdia.

Segundo a história a primeira festa litúrgica do Coração de Maria aconteceu no dia 08 de fevereiro de 1648 na Diocese de Autun na França. O primeiro ofício litúrgico para a festa foi dado pelo Papa Pio IX em 1855.

Com a devoção mariana criou-se a prática dos cinco primeiros sábados. Segundo a Irmã Elida Debastiani, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, de Porto Alegre (RS), a devoção deve estender-se para além de uma espiritualidade devocional, deve nos conduzir a uma relação íntima com o próprio Deus e nos colocar ao serviço dos irmãos.

“Olhando para Maria, ela que se fez mãe e discípula de Jesus, percebemos que Deus quer contar com as pessoas, como ele contou com Maria. Ele preparou Maria, e ele também quer nos capacitar para o amor. Vemos em Maria uma mulher fiel, uma mulher feliz, que se coloca a serviço de Isabel e se coloca ao serviço do Reino de Deus”, enfatiza.

Segundo o Dicionário de Mariologia, da Editora Paulus:

“A devoção ao Coração de Maria sempre foi, durante toda a sua história, fonte inesgotável de vida interior para as almas marianas. (...) Convém insistir na sacramentalidade do ‘coração’: é um órgão escondido, que não obstante se manifesta: não o vemos, mas percebemos as suas ‘ações’ é uma realidade vital, mas que remete à realidade mais elevadas, humanas e sobrenaturais. A devoção ao Coração de Maria não pode reduzir-se à contemplação do ‘sinal do coração’, como às vezes aconteceu em épocas de gosto decadente. Ela deve abranger toda a realidade de Maria, considerada como mistério de graça, o amor e o dom total que ela fez de si a Deus e aos homens”.

Maria trouxe Jesus mais dentro do seu coração do que em seu ventre. Maria meditava em seu coração a palavra do Senhor. Por isso, todos que se consagram ao Imaculado Coração de Maria e ao Sagrado Coração de Jesus nunca deixarão de viver sua fé em plenitude, sempre encontrarão a segurança para amar e a paz para suas vidas.
 FONTE: A12



Nenhum comentário:

Postar um comentário