domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tempo Comum: Liturgia e vida.

sábado, 19 de fevereiro de 2011
Fonte: Redação A12


Nas reportagens anteriores sobre o Ano Litúrgico, o portal www.a12.com mostrou que este momento não se trata apenas de um calendário de festas, mas do Mistério Pascal de Cristo celebrado como um todo, a partir de um momento da História da Salvação.

A palavra 'liturgia' expressa ação de Deus na história, atualizando o exercício do sacerdócio de Cristo, lembrado nas celebrações. A liturgia é o cume ao qual tende a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força.

Um modo simples de tudo ser atualizado é o Ano Litúrgico. É um programa para se vivenciar o mistério de Cristo: nascimento, manifestação, batismo, pregação, formação da comunidade, morte e ressurreição.

Durante o ano, privilegiando o domingo, dia do Senhor, destacam-se momentos centrais da Salvação, chamados de tempo próprio: lembram o Nascimento, Paixão, Ressurreição, o Espírito Santo.


O tempo que vai do Natal até a Quaresma e da festa de Corpus Christi até a festa de Cristo Rei é chamado tempo comum. Neste período destaca-se a leitura da Palavra de Deus e para que mais textos do Evangelho cheguem ao nosso conhecimento, estabeleceu-se um ciclo de ano A.B.C.

No ano A, que é este ano de 2011, lêem-se textos do Evangelho de Mateus; B, de Marcos: C, de Lucas e com características próprias de cada evangelista.

Mateus apresenta a pessoa de Jesus como filho de Deus que cumpre o desígnio de Deus anunciado em todo o Antigo Testamento.


Jesus é o cumprimento, com uma nova lei, com nova aliança, criando um novo povo, a Igreja. O destaque de Mateus é Jesus e sua Igreja.

O ponto marcante do evangelho no Ano A é uma nova aliança, criando por Jesus, o Cristo-Filho de Deus, uma nova humanidade para o que se exige nova atitude de conversão para o Reino de Deus.

Siga o A12 no twitter.com/portal_a12


Santuário Nacional: twitter.com/padroeira

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Restos mortais do Papa João Paulo II serão expostos para veneração.


18/02/2011 16h38 - Atualizado em 18/02/2011 17h02
Restos ficarão expostos após cerimônia de beatificação do papa, em maio.
Vaticano estima que até 2,5 milhões de pessoas assistirão à celebração.
Da France Presse

imprimir Os restos mortais do papa polonês João Paulo II, falecido em 2005, serão expostos para veneração na Basílica de São Pedro no Vaticano, assim que for concluída, em 1º de maio, a cerimônia de beatificação, informou nesta sexta-feira (18) o Vaticano.

Os restos permanecerção em frente ao altar-mor do templo, até que se esgote o fluxo de fiéis que desejarem reverenciá-los, precisa o comunicado.


O papa João Paulo II em audiência no Vaticano em 30 de abril de 2003 (Foto: Reuters)O Vaticano estima que até 2,5 milhões de pessoas assistirão à cerimônia de beatificação de João Paulo II, o primeiro papa polonês da história, que esteve à frente do trono de São Pedro por 27 anos.

Segundo a agência de notícias católica i.media, Bento XVI será o primeiro a se recolher ante os restos de seu predecessor.

A assessoria de imprensa da Santa Sé reiterou que, para assistir às diferentes cerimônias, não será necessário adquirir nenhum ingresso e recordou que as audiências e atos pontifícios são todos gratuitos.

O Vaticano decidiu fazer o esclarecimento devido "à oferta indevida, principalmente através da Internet, de entradas para audiências e cerimônias religiosas, em particular para a beatificação do Servo de Deus, João Paulo II".

A cerimônia de beatificação de João Pablo II será celebrada domingo, 1 de maio, na praça São Pedro, e presidida por Bento XVI.

Varias missas e atos religiosos foram programados para a ocasião. João Paulo II está entre os pontífices mais populares da história recente.

Na véspera da beatificação, no dia 30 de abril, será celebrada missa preparatória no Circo Máximo, no centro de Roma e, no dia 2 de maio, será oficiada missa de ação de graças na Praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado.

A sepultura definitiva de João Paulo II será na capela de São Sebastião, ao lado da capela onde fica a célebre 'Pietà' de Michelangelo, na ala direita do templo.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FESTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES 13/02/2011.





















O Povo de Deus veio e fez-se presente na festa de nossa padroeira Nossa Senhora de Lourdes.Contamos com a presença do Bispo Auxiliar de Fortaleza D.José Luís, do nosso Pároco Pe. Marcos Oliveira,Pe.Tula,Pe.Edmilson Mendes,Pe.Antônio, Pe.Jair,Pe.Assis e Diácono Fernandes.Queremos agradecer a todos os celebrantes que estiveram aqui em nossa comunidade que Nossa Senhora de Lourdes,interceda por todos os padres junto ao seu Filho Jesus.
Obrigada as pastorais, apostolados e movimentos, e os corais que trabalharam com afinco para essa belíssima festa...e na Parte Social os nossos grupos e nossos cantores Pedro Juscelino e Ednardo.
E ressaltamos a presença das comunidades convidadas.
Paz,Saúde e Prosperidade a todos!
Com as bençãos de Deus e Nossa Senhora de Lourdes,até o próximo ano de 2012.
Viva Jesus Cristo!Viva Nossa Senhora de Lourdes!Viva a comunidade!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

FESTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES 11/02/2011.

Obrigada Pe.Edmilson pela sua presença sinta-se sempre bem vindo em nossa comunidade.