domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tempo Comum: Liturgia e vida.

sábado, 19 de fevereiro de 2011
Fonte: Redação A12


Nas reportagens anteriores sobre o Ano Litúrgico, o portal www.a12.com mostrou que este momento não se trata apenas de um calendário de festas, mas do Mistério Pascal de Cristo celebrado como um todo, a partir de um momento da História da Salvação.

A palavra 'liturgia' expressa ação de Deus na história, atualizando o exercício do sacerdócio de Cristo, lembrado nas celebrações. A liturgia é o cume ao qual tende a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força.

Um modo simples de tudo ser atualizado é o Ano Litúrgico. É um programa para se vivenciar o mistério de Cristo: nascimento, manifestação, batismo, pregação, formação da comunidade, morte e ressurreição.

Durante o ano, privilegiando o domingo, dia do Senhor, destacam-se momentos centrais da Salvação, chamados de tempo próprio: lembram o Nascimento, Paixão, Ressurreição, o Espírito Santo.


O tempo que vai do Natal até a Quaresma e da festa de Corpus Christi até a festa de Cristo Rei é chamado tempo comum. Neste período destaca-se a leitura da Palavra de Deus e para que mais textos do Evangelho cheguem ao nosso conhecimento, estabeleceu-se um ciclo de ano A.B.C.

No ano A, que é este ano de 2011, lêem-se textos do Evangelho de Mateus; B, de Marcos: C, de Lucas e com características próprias de cada evangelista.

Mateus apresenta a pessoa de Jesus como filho de Deus que cumpre o desígnio de Deus anunciado em todo o Antigo Testamento.


Jesus é o cumprimento, com uma nova lei, com nova aliança, criando um novo povo, a Igreja. O destaque de Mateus é Jesus e sua Igreja.

O ponto marcante do evangelho no Ano A é uma nova aliança, criando por Jesus, o Cristo-Filho de Deus, uma nova humanidade para o que se exige nova atitude de conversão para o Reino de Deus.

Siga o A12 no twitter.com/portal_a12


Santuário Nacional: twitter.com/padroeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário