domingo, 31 de março de 2013

Celebração do IV Centenário de Morte da Beata Madre Regina.





Convidamos a todos da Área Pastoral Nossa Senhora e adjacências para terça-feira (02/03) às 19 horas em nossa Capela de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na rua Haroldo Torres,2747 no bairro Presidente Kennedy , para participarmos da Santa Missa de 400 anos de Morte da Beata Madre Regina.


*Neste dia receberemos a relíquia da Beata Madre Regina. Não falte!



***História de Madre Regina***




Regina Protmann nasceu em 1552, na cidade de Braunsberg – hoje Braniewo, Polônia – no seio de uma família rica e piedosa, onde recebeu boa educação intelectual, moral e religiosa. Regina foi batizada na Igreja de Santa Catarina, padroeira de sua cidade. Cedo aprendeu a admirar esta santa e encontrou afinidade com ela: jovem, bela, delicada, cora­josa e inteligente como Santa Catarina, ela o era. E decidiu imitar o exemplo da Santa em sua adesão radical a Jesus Cristo.
Nesta época a Europa vivia intensas conturbações sócio-culturais. No campo político-religioso avançava o movimento da Reforma Protestante, através da luta armada, dividindo a cristandade entre católicos e protestantes. A Igreja católica convoca o Concílio de Trento e reage com o movimento da Contra Reforma.
No início de sua juventude, Regina demonstrou-se inclinada às vaidades e às ambições materiais. Espirituosa, inteligente e esperta, gostava de sobressair-se e ser a preferida entre suas companheiras.
Quando “o brilho da graça divina luziu no seu coração”, sentiu a presença do Senhor como um fogo abrasador. Esta experiência provocou nela uma grande mudança. Com apenas 19 anos de idade, deixou o conforto da casa paterna, renunciou ao casamento, e, com duas companheiras, foi morar numa casa pobre, para aí viver uma vida de oração, de ascese, de amor ao próximo e de pobreza.
Por sua coerência de vida no ideal de seguir a Jesus Cristo, irradia uma força espiritual que foi atraindo mais jovens para a sua companhia. Regina viu também em Cristo, o HOMEM-DEUS apaixonado pela felicidade terrena e eterna de todas as criaturas humanas. Vol­tou-se também ela para as pessoas sofredoras e marginalizadas de sua Cidade. Fez uma opção consciente e decidida pelos doentes, pe­los pobres e pelas meninas abandonadas e carentes de instrução. Regina fundou escolas e, com suas companheiras, começou a tratar dos doentes em seus domicílios e em hospitais. Assim, fortalecida pela graça, Regina fundou uma Congregação contemplativa e ativa, o que foi inaudito para aquele tempo.
Madre Regina colocou a nova congregação sob a proteção de Santa Catarina, V.M. a qual passou a chamar-se Irmãs de Santa Catarina.
Faleceu aos 18 de janeiro de 1613. O Papa João Paulo II beatificou-a, em Varsóvia, aos 13 de junho de 1999.




Em nossa Comunidade temos o Centro de Convivência e Creche Madre Regina, localizado na rua Tenente Marques 131,  Presidente Kennedy, Fortaleza-Ce. Está sobre a administração das Irmãs de Santa Catarina e atende as crianças de 1 ano até 4 anos de baixa renda. O Centro de convivência atendem a quem está  vivendo com HIV/AIDS.



INF:www.madreregina.com.br

 

VIGILIA PASCAL





Tivemos ontem a noite 20h  em nossa Comunidade  a Vígilia Pascal, um grande momento de fé que contou com a participação de toda a Comunidade.  Na ocasião tivemos o Batismo de dois jovens e a 1ª Eucaristia de um. A Vigilia Pascal é uma celebração muito rica liturgicamente e espiritualmente.