quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Em clima de despedida, Castel Gandolfo acolhe Bento XVI



Despedida

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013, 14h06 

Fiéis recebem Bento XVI com faixas e muitos aplausos de gratidão ao Pontífice

André Alves
Da redação

A pequena cidade de Castel Gandolfo recebeu o Papa Bento XVI, na tarde desta quinta-feira, 28, após ter deixado o Vaticano para o fim de seu pontificado. O helicóptero do Papa pousou na cidade situada na região do Lácio, na Itália, às 17h24 (horário de Roma), às 13h24 pelo horário de Brasília.

Bento XVI chega a Castel Gandolfo

Bento XVI é acolhido por fiéis em Castel Gandolfo  (Foto: CTV)
Já na sacada da residência, com breves palavras, o Papa se dirigiu ao povo agradecendo o carinho com que foi recebido e afirmando que se sente muito bem com a presença de cada fiel.
Bento XVI destacou que os próximos dias em Gandolfo serão, não como Pontífice, mas como peregrino, “um peregrino que conclui a última etapa de sua peregrinação”, disse ele.
“Gostaria ainda, com meu coração, trabalhar pelo bem comum, pelo bem da Igreja e da humanidade. Vamos em frente com o Senhor pelo bem da Igreja e do mundo”, afirmou.
O Papa concluiu a breve fala abençoando os fiéis e desejando a todos uma boa noite.
Milhares de fiéis aguardavam a chega de Bento XVI em frente à residência pontifícia onde ficará hospedado o Santo Padre até o término do Conclave.
Os fiéis recepcionaram o Santo Padre com faixas expressando apoio oracional e palavras de gratidão ao Pontífice que, durante quase oito anos, governou a Igreja de Cristo.
Fonte:Canção Nova

domingo, 24 de fevereiro de 2013

SANTO PADRE Em coletiva, presidente da CNBB fala sobre Conclave



domingo, 24 de fevereiro de 2013 · 13:25                               
 Vanessa Espíndola
Redação Portal A12
coletiva dom


 O Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebeu na manhã deste domingo (24), jornalistas de veículos nacionais e internacionais, um dia antes de embarcar para Roma, onde participará do Conclave que escolherá o novo Pontífice.

Dom Damasceno falou sobre os critérios que devem ser levados em conta para a escolha do chefe da Igreja Católica, bem como os desafios atuais e futuros, diante do contexto de mudanças e transformações da sociedade.

Ao falar sobre o perfil do novo papa, o cardeal defende que o sucessor de Bento XVI, deverá ter uma forte experiência espiritual, teológica, filosófica, intelectual e acima de tudo, aberto ao diálogo, tão necessários com as demais religiões.

Entre os inúmeros desafios pelos quais enfrentam a sociedade e Igreja nos tempos atuais, Dom Raymundo Damasceno destacou a desigualdade, o diálogo e as transformações da comunicação.

“O capital, a desigualdade entre os povos, o diálogo inter-religioso, e o próprio diálogo ecumênico dentro das Igrejas Cristãs, bem como as mudanças na comunicação e novas tecnologias são questões latentes que precisam de atenção imediata da Igreja”, apontou o cardeal.

Ao ser questionado sobre a importância da América Latina para a Igreja, Dom Damasceno, reconheceu a tamanha colaboração do continente. “Cerca de 44% dos católicos do mundo estão concentrados no continente latino americano, trata-se de um número expressivo de fiéis, de uma fé fervorosa e atuante. A Igreja é por natureza missionária e a América Latina tem dado um exemplo muito grande disso, para fazer de nossa Igreja uma Igreja que vive em estado permanente de missão e não uma Igreja acomodada, não uma Igreja contente com aquilo que já tem e conseguiu, mas que está sempre num processo cada vez mais dinâmico, de levar o evangelho a todas das pessoas.”, disse.Na ocasião, Dom Damasceno lembrou que o documento de Aparecida foi bastante citado durante o último Sínodo dos Bispos, realizado em outubro de 2012.

Em entrevista exclusiva ao Portal A12, Dom Damasceno pediu aos brasileiros que rezem pelo momento em que a Igreja tem passado.

“Nós convidamos os fiéis do Brasil que rezem para que o Espírito Santo iluminem os cardeais que vão escolher o novo papa. Que o Espírito Santo ilumine a cada cardeal para que possamos discernir qual é o melhor cardeal que melhor convém para ser papa nos tempos atuais diante de tantos desafios que a sociedade e Igreja hoje tem pela frente, de tantas exigências hoje para o exercício do pontificado. Essa é a nossa preocupação não estar preocupado que seja um brasileiro, um europeu, um africano, isso é secundário não é tão essencial”, disse Dom Damasceno.

Aos jovens, Dom Damasceno pediu que rezem pela JMJ Rio2013. “Que rezem pelo novo papa em sua primeira viagem intercontinental que deverá ser em julho, no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude. Que os jovens se preparem para a Jornada, para a visita do novo Pontífice, e que nos unamos em oração para êxito dessa viagem para o bem da nossa juventude”, disse Dom Damasceno.

Informações/ Foto: Portal A12

 Fonte:A12




Conheça a história dos Conclaves




 Redação Portal A12

PAPA: VERSO IL CONCLAVE, COSA SUCCEDE DOPO IL 28/2/SPECIALE

Do primeiro decreto assinado pelo papa Nicolau II em 1059 até a Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’ do papa João Paulo II, a Igreja Católica elegeu seus Papas de várias formas.
A primeira referência que se tem sobre a realização de um Conclave mais próxima da realidade dos tempos atuais, quando o papa é escolhido por Cardeais, é apenas do século 9.
Na quarta-feira (20), o vice-prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, doutor Ambrósio Piazzoni, concedeu entrevista aos jornalistas e falou sobre a história dos Conclaves.
Piazzoni explicou que as regras que regem os Conclaves foram organizadas ao longo da história e que nos primeiros 1200 anos da Igreja, os Papas foram eleitos de várias formas, obedecendo outras regras, até se tornarem o que são hoje; uma eleição feita apenas por Cardeais.
O primeiro papa a assinar um decreto dedicado à eleição de um papa, foi Nicolau II em 1059.
Piazzoni destacou que os primeiros Conclaves sofriam diversas interferências externas, especialmente, do governo e autoridades civis.
Com o decreto do papa Nicolau II que a Igreja passou a restringir a eleição de um papa aos Cardeais.
Em 1179, Alexandre III promulgou o decreto ‘Licet de evitanda discordia’ fixando a “a maioria de dois terços de votos” para uma eleição válida, mantida até a atualidade.
O Conclave, fechado como nos dias atuais, só foi instituído em 1271 pelo Papa Gregório X com a constituição ‘Ubi periculum’.
A ‘Ubi periculum’ determinou o período de espera pelos cardeais que vinham de fora e estabeleceu a reunião em um local “fechado à chave”, daí a palavra Conclave significar, ‘cum clave’ (com chave).
Em 1294, o papa Bonifácio VIII, reforçou a constituição ‘Ubi periculum’ no corpo legislativo da Igreja, oferecendo estabilidade jurídica ao Conclave.
O voto secreto por escrito virou regra apenas em 1621 com o papa Gregório XV.
Em 1922, um ‘Motu Proprio’ de Pio XI determinou a espera de 15 dias para se iniciar o Conclave, a fim de aguardar a chegada dos Cardeais de todo o mundo.
A Constituição Apostólica ‘Vacantis Apostolicae Sedis’, de 1945, do Papa Pio XII, determinou a maioria de dois terços mais um dos votos dos Cardeais.
Foi o Papa João Paulo II, em 1978, que determinou que o Conclave seria realizado na Capela Sistina e que a Casa Santa Marta fosse o local de residência fixa dos Cardeais durante o Conclave.
Piazzoni, ao final de sua explanação informou que diversos papas renunciaram ao longo da história por diversos motivos, alguns foram obrigados, outros a fizeram por livre e espontânea vontade.
A próxima eleição será o 75º Conclave. O sucessor do Papa Bento XVI será o 266.º a ocupar o cargo na história da Igreja Católica.

Fonte:A12.


ORAÇÃO AO BEATO JOÃO PAULO II.


 



Para pedir graças por Sua intercessão.

Dia: 22 de Outubro.

Oração:

Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos  por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.
Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos  (PEDIR A GRAÇA)…, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém.

Com a aprovação eclesiástica

AGOSTINO CARD. VALLINI
Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma
Comunicar as graças recebidas a:
Postulazione della Causa di Canonizzazione
del Beato Giovanni Paolo II
Piazza S. Giovanni in Laterano, 6/a – 00184 Roma

Fonte: www.derradeirasgracas.com

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SORTEIO DA MOTO



Referente ao sorteio da moto realizado sábado a noite pela loteria federal o bilhete sorteado foi o de número -1107. Não houve ganhadores.