quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Lembrete



Não esqueça que hoje vamos  ter o nosso primeiro encontro  com a
Lectio divina, ou Leitura Orante, em nossa Capela  às 19:00hs com o Pe.Sávio. Traga a Bíblia. E não falte!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

“ANO DA FÉ”



Publicado em: 03/09/2012 | Seção: Palavra do Pastor
 
Aproveitamos este encontro mensal que temos através do Boletim da Arquidiocese de Fortaleza para nos colocarmos em sintonia com os passos da caminhada da Igreja. Assim os acontecimentos eclesiais, seja em nível universal como particular nos interessam.
No próximo mês de outubro estaremos, por convocação do Papa Bento XVI, entrando em eventos e comemorações muito significativos para a Igreja Católica, acontecimentos históricos e evangelizadores.
Assim o quis o Papa: “À luz de tudo isto, decidi proclamar um Ano da Fé. Este terá início a 11 de Outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013. Na referida data de 11 de Outubro de 2012, completar-se-ão também vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo meu Predecessor, o Beato Papa João Paulo II, com o objetivo de ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé. Esta obra, verdadeiro fruto do Concílio Vaticano II, foi desejada pelo Sínodo Extraordinário dos Bispos de 1985 como instrumento ao serviço da catequese e foi realizado com a colaboração de todo o episcopado da Igreja Católica. E uma Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos foi convocada por mim, precisamente para o mês de Outubro de 2012, tendo por tema A nova evangelização para a transmissão da fé cristã. Será uma ocasião propícia para introduzir o complexo eclesial inteiro num tempo de particular reflexão e redescoberta da fé. (Porta Fidei 4)
Foi com sua Carta Encíclica Porta Fidei, isto é Porta da Fé, que o Santo Padre fez esta convocação e espera, como ele mesmo afirmou, “particular reflexão e redescoberta da fé”. Será muito importante conhecê-la toda!
Não é esta a primeira vez em que um papa convoca um Ano da Fé. O Servo de Deus, Papa Paulo VI, proclamou um ano semelhante, em 1967, para comemorar os mil e novecentos anos do martírio dos apóstolos Pedro e Paulo, seu supremo testemunho. Ele quis que fosse um momento solene, para que houvesse, em toda a Igreja, «uma autêntica e sincera profissão da mesma fé»; e que esta fosse confirmada de maneira «individual e coletiva, livre e consciente, interior e exterior, humilde e franca». Pensava que a Igreja poderia assim retomar «exata consciência da sua fé para a reavivar, purificar, confirmar, confessar». … E como resposta diante das profundas convulsões que aconteciam no mundo, concluiu o Ano da Fé 1967 com a Profissão de Fé do Povo de Deus, para atestar como os conteúdos essenciais, que há séculos constituem o patrimônio de todos os que creem, necessitam de ser confirmados, compreendidos e aprofundados de maneira sempre nova para se dar testemunho coerente deles em condições históricas diversas das do passado.
Nós vivemos mais que em um tempo de profundas mudanças, vivemos uma mudança de época em que os parâmetros de compreensão da vida e de mundo, as decisões e atitudes humanas mostram-se totalmente outros que os vindos dos valores da fé.
Como expressão de plena comunhão eclesial com o Santo Padre Bento XVI, estaremos entrando no ANO DA FÉ com a celebração da Santa Missa de abertura do Ano da Fé na Catedral Metropolitana de Fortaleza no dia 11 de outubro de 2012, quinta-feira, às 19h00min. E então iniciaremos em nossa Arquidiocese de Fortaleza, em suas nove Regiões Episcopais, todo um ano de programação que estimule o aprofundamento da fé.
Convocamos a todos os sacerdotes diocesanos e religiosos em nossa Arquidiocese, com os fiéis religiosos e religiosas, leigos e leigas, representantes dos movimentos, associações e das comunidades, para participar deste momento tão significativo em que nos uniremos como Igreja Particular a todas as Igrejas na comunhão com o Papa nas comemorações do Jubileu de 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II.
Aproveitando as solenes celebrações do dia 12 de outubro – sexta-feira – SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA – Rainha e Padroeira do Brasil, as paróquias e comunidades todas da Arquidiocese também façam a abertura do ANO DA FÉ, em comunhão eclesial.
A programação do mesmo Ano da Fé na Arquidiocese de Fortaleza será a seu tempo divulgada. A ela se acrescentarão nas paróquias, áreas pastorais, comunidades, movimentos e associações eclesiais outras iniciativas que se fizerem oportunas. Espera-nos um maior empenho na vida de fé, no conhecimento da Palavra de Deus, no encontro vital com a pessoa de Jesus Cristo em Sua Igreja, na formação da doutrina cristã, na incidência dos valores da fé na vida humana pessoal e social.
Para tal contamos com a riqueza do Catecismo da Igreja Católica feito a partir do grande acontecimento que foi o Concílio Vaticano II e oferecido para a Igreja como instrumento de maior aprofundamento e maturidade da fé.
“«Caritas Christi urget nos – o amor de Cristo nos impele» (2 Cor 5, 14): é o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje, como outrora, Ele envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28, 19). Com o seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens de cada geração: em todo o tempo, Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor duma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé.” (Porta Fidei, 7 – Bento XVI)
Um ANO DA FÉ nos espera. A Fé é dom de Deus; nós o pedimos com reverência e insistentemente. A Fé é resposta humana ao dom de Deus; nós somos chamados a abrir-nos à graça de Deus com humildade e correspondência.
+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza.
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

domingo, 2 de setembro de 2012

CONVITE




Todas as terça-feiras agora em nossa comunidade teremos confissão a partir das 17 horas e às 19 horas a Santa Missa.
Não falte venha participar e traga a sua família.