domingo, 22 de maio de 2011

BEATA IRMÃ DULCE O ANJO BOM DA BAHIA


Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (Salvador, 26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992), melhor conhecida como Irmã Dulce, o Anjo bom da Bahia, foi uma religiosa católica brasileira. Ela notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e aos necessitados.
Quando criança, Maria Rita, filha do Dr. Augusto Lopes Pontes, dentista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa), costumava rezar muito e pedia sinais a Santo Antônio, pois queria saber se deveria seguir a vida religiosa. Desde os treze anos de idade, ela começou a ajudar mendigos, enfermos e desvalidos. Nessa mesma idade, foi recusada pelo Convento do Desterro por ser jovem demais, voltando a estudar.
Em 1932, depois de se formar, entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição (Smic), localizada em Sergipe. Após seis meses de noviciado, tomou o hábito de freira. No dia 15 de agosto de 1934, ela fez sua profissão de fé e voltou à Bahia.
Desde então, dedicou toda a sua vida à caridade. Começou sua obra ocupando um barracão abandonado para abrigar mendigos. Chegou a receber a visita do Papa João Paulo II, quando esse esteve no Brasil, em virtude de seu trabalho com idosos, doentes, pobres, crianças e jovens carentes. Entre os diversos estabelecimentos que ela Irmã Dulce fundou estão o Hospital Santo Antônio, capaz de atender setecentos pacientes e duzentos casos ambulatoriais; e o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), instalado em Simões Filho, que abriga mais de trezentas crianças de 3 a 17 anos. No Centro, os jovens têm acesso a cursos profissionalizantes. Irmã Dulce fundou também o “Círculo Operário da Bahia”, que, além de escola de ofícios, proporcionava atividades culturais e recreativas.
Em 11 de novembro de 1990, Irmã Dulce começou a apresentar problemas respiratórios, sendo internada no Hospital Português e depois transferida à UTI do Hospital Aliança e finalmente ao Hospital Santo Antônio. Em 20 de outubro de 1991, recebe no seu leito de enferma a visita do Papa João Paulo II. O Anjo Bom da Bahia morreu em seu quarto, aos setenta e sete anos, às 16:45 do dia 13 de março de 1992, ao lado de pessoas queridas por ela. Seu corpo foi sepultado no alto do Santo Cristo, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e depois transferido para a Capela do Hospital Santo Antônio, centro das Obras Assistenciais Irmã Dulce.
A 21 de janeiro de 2009, a Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano anunciou o voto favorável que reconhece Irmã Dulce como venerável[2]
A 3 de abril de 2009, o papa Bento XVI aprovou o decreto de reconhecimento de suas virtudes heroicas.
No dia 9 de junho de 2010 o corpo de irmã Dulce foi desenterrado, exumado, velado e sepultado pela segunda vez, sendo este o último estágio do processo de beatificação.
No dia 27 de outubro de 2010, foi anunciada pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo, em coletiva de imprensa realizada na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) a beatificação, última etapa antes da canonização, da religiosa Irmã Dulce, tornando-a a primeira beata da Bahia. [3][4] O anúncio foi sucedido pelo decreto em 10 de dezembro de 2010 e aconteceu após o reconhecimento de um milagre pela intercessão da religiosa na recuperação de uma mulher sergipana, que havia sido desenganada pelos médicos após sofrer uma hemorragia durante o parto.[5]
E hoje irmã Dulce será beatificada pelo arcebispo emérito de Salvador e representante de Bento XVI Dom Geraldo Majella Agnello.A cerimônia acontecerá a partir das 14:00hs, na Bahia.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Como rezar o Terço Mariano



Sinal da cruz (é uma profissão de fé no mistério da Santíssima Trindade); Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração preparatória

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto e gozemos sempre de suas consolações. Por N.S.J.C.

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Creio em Deus

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Jaculatória

Óh! Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Agradecimento do Terço

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha.

Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém


Mistérios do Rosário


MISTÉRIOS GOZOSOS (segunda-feira e sábado)

1. A encarnação do Filho de Deus. (Lc 1, 26-38)
2. A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel. (Lc 1, 39-56)
3. O nascimento do Filho de Deus. (Lc 2, 1-20)
4. A Apresentação do Senhor Jesus no templo. (Lc 2, 21-40)
5. A Perda do Menino Jesus e o encontro no templo. (Lc 2, 41-52)

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terça-feira e sexta-feira)

1. A Oração de Nosso Senhor no Horto da Oliveiras. (Lc 22, 39-53)
2. A Flagelação do Senhor. (Lc 27, 14-18)
3. A Coroação de espinhos. (Jo 19, 2-3)
4. O Caminho do Calvário carregando a Cruz. (Mt 27, 31)
5. A Crucificação e Morte de Nosso Senhor. (Jo 19, 23-27)

MISTÉRIOS GLORIOSOS (quarta-feira e domingo)

1. A Ressurreição do Senhor. (Mt 28, 1-8)
2. A Ascensão do Senhor. (Lc, 24, 50-53)
3. A Vinda do Espírito Santo. (At 2, 1-15)
4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus. (Cânt 6, 10)
5. A Coroação da Santíssima Virgem. (Ap 12, 1)

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)

1. O Batismo no Jordão. (Mt 3, 13-17)
2. A auto-revelação nas bodas de Caná. (Jo 2, 1-12)
3. O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão. (Mc 1, 14-15)
4. A Transfiguração. (Lc 9, 28-36)
5. A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal. (Jo 13, 1-20)

sábado, 7 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães!!!



Mãe palavra pequenina que representa Amor incondicional, doação, carinho, aconchego......

Ser mãe é acorda de madrugada para saber se o (a) filho (a) está respirando
Ser mãe é acolher a criança em seus braços para protegê-la de qualquer mal
Ser mãe é estar ao lado do(s) filho(s) em seus momentos de alegria e de dificuldade
Ser mãe é achar lindo os riscos e rabiscos nos primeiro anos de vida escolar do filho(a)
Ser mãe é fazer com que o filho cresça segundo os ensinamentos da Igreja
Ser mãe é brincar com o(s) filho(s) em todos os momentos de sua vida
Ser mãe é rezar sempre que o (a) filho (a) sai para a escola, lazer, trabalhar ou namorar e só dormir quando ele chega a casa
Ser mãe é ter paciência para orientar o (a) filho (a) no caminho a seguir
Ser mãe é olhar, cuidar e zelar pelo filho
Ser mãe é voltar a estudar para compreender e ajudar o (a) filho (a) em suas tarefas escolares
Ser mãe é correr para acudir quando o (a) filho (a) cai e enxugar as suas lágrimas
Ser mãe é levar o (a) filho (a) desde criança à Igreja e ensinar-lhe os princípios cristãos
Ser mãe é ajudar e preparar seu filho (a) para a vida e para o mundo
Ser mãe é ter a honra de ser mulher e gerar a vida em seu ventre ou também de gerar o filho do coração com muito amor
Suely

terça-feira, 3 de maio de 2011

Oração ao Beato JOÃO PAULO II



Para pedir graças por Sua intercessão

Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.

Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos(Pedir a graça), na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém.

Com a aprovação eclesiástica
AGOSTINO CARD. VALLINI
Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma
Comunicar as graças recebidas a:
Postulazione della Causa di Canonizzazione
del Beato Giovanni Paolo II
Piazza S. Giovanni in Laterano, 6/a – 00184 Roma