domingo, 27 de março de 2011

Missa de 7º Dia

Comunicamos a toda a nossa comunidade que acontecerá a Missa de 7º Dia de CLARA LAURITA PASSOS URSULINO, quarta-feira dia 30/03, às 19:00hs em nossa Capela Nossa Senhora de Lourdes, localizada a rua Haroldo Torres,Nº2747-Bairro Presidente Kennedy.

quarta-feira, 23 de março de 2011

NOTA DE FALECIMENTO


Informamos com pesar a nota de falecimento de minha mãe Clara Laurita Passos Ursulino

Conheça a belissíma história de Nossa Senhora da Cabeça. Com a sua oração.



UMA HISTÓRIA MARAVILHOSA

Reproduzimos aqui a história da origem da devoção a NOSSA SENHORA DA CABEÇA, segundo o Manual do devoto, escrito por uma Confraria de Nossa Senhora da Cabeça da Catedral do Rio de Janeiro, edificada em 1910.

Eis o resumo das notas do Manual:

NUESTRA SENORA DA CABEÇA possui uma história maravilhosa, que teve seu início no ano de 1227, nos contrafortes da SERRA MORENA, ANDALUZIA, região espanhola, onde fica situada a cidade de ANDUJAR, a 18 km. do pico denominado CABEÇA. As terras ao lado da montanha eram utilizadas como pasto, sobretudo para criação de carneiros, vigiados por pastores. Gente simples, pobre e religiosa. Dentre eles, JOÃO ALONSO RIVAS, natural de Granada, filho de cristãos cativos e fugitivos da tirania dos mouros, dos Árabes. Durante a fuga, João Rivas perdeu um braço.

João era muito piedoso e muito devoto da Virgem Maria, a quem dedicava suas orações, enquanto apascentava suas ovelhas. Por várias vezes, parecendo vir do alto da montanha, ele ouvia um toque de campainha. Pensava: “deve ser pura imaginação, coisa de um viver solitário, nestas terras altas”.

Numa noite, 12 de agosto de 1227, o pastor João Rivas, ouvindo mais distantemente o som da campainha, seus olhos depararam com um brilhante luzeiro no alto do Monte Cabeça. Ele, sem dúvidas nem medo, partiu em direção ao Célebre pico. Chegando lá, ouviu o toque da campainha saindo da gruta, de onde saíam também, raios luminosos. Entrando na caverna viu, sobre as pedras, uma belíssima Imagem de Nossa Senhora, e a campainha que presa a um galho, ao lado da Virgem, continuava a bater. Voltando ao normal, João dirigiu-se à Mãe de Deus e perguntou: “fostes vós, ó minha Mãe, que pelo vosso influxo me atraístes à Vossa presença, para divulgar os Vossos desígnios? Se assim é, dizei-me o que devo fazer e a Vossa vontade será cumprida”. E uma voz dulcíssima, que parecia vir do céu, falou-lhe assim: “Não temas, servo de Deus. Vai à cidade de Andujar e dizei a quantos encontrares que chegou o tempo de cumprir a vontade de Deus, fazendo construir neste lugar, um templo, onde hão de operar os prodígios em favor dos que acreditarem”. João prometeu à Virgem Mãe de Deus, fazer tudo quanto Ela ordenara. Temendo que os habitantes de Andujar achassem que ele fosse um louco visionário ou impostor, recebeu de Nossa Senhora o SINAL: “Vai cristão venturoso! O testemunho de suas palavras será o teu braço perdido que eu te restituo”. João Rivas viu seu braço direito perfeitamente são. Ao clarear do dia João Rivas, tendo à frente o Vigário e outras autoridades, foram ao Monte Cabeça, lev aram a Imagem em triunfo para Andujar e foi aclamada Padroeira sob a invocação de NOSSA SENHORA DA CABEÇA.

Daí em diante, foram multiplicando-se os milagres operados por Deus, pela intercessão da Padroeira. Dentre os muitos milagres realizados, teve grande repercussão o que se deu em favor de um nobre senhor condenado à morte (cortar a cabeça), o qual fez voto de ir, se a Virgem o salvasse, depositar uma cabeça de cera aos pés da Sagrada Imagem. Além de fazer o milagre pedido, na hora da execução da pena de morte, a multidão em delírio, viu chegar o mensageiro do rei trazendo a graça ao condenado: “ A Virgem o libertou!” O feliz agraciado cumpriu seu voto e é em recordação de tão extraordinário acontecimento que a partir daí , nos Santuários dedicados à Nossa Senhora da Cabeça, a Imagem dela é representada trazendo na mão direita, uma cabeça ( confere: Manual de Nossa Senhora da Cabeça, pág. 10ss. Rio-1910).


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA CABEÇA

Eis-me aqui prostrado aos vossos pés, / ó Mãe do Céu e Senhora Nossa.

Venho louvar-vos e agradecer-vos / tantos benefícios espirituais e temporais / que Deus, nos tendes alcançado. / Que louvores vos posso dar, ó Mãe bondosa! / Ah! Tende compaixão de mim! Minha alma sofre o remorso de tantas vezes ter ofendido o vosso divino Filho / e sente não possuir as virtudes que mais são agradáveis aos vossos olhos de Mãe. / Dai-me, Senhora, as graças necessárias para eu ser um bom cristão / fiel cumpridor das leis da Igreja, / e constante imitador das vossas incomparáveis virtudes, / iluminai a minha fraca inteligência. / para que compreenda cada vez mais / que a única felicidade na terra é servir a Deus / e trilhar com os santos o caminho do céu. / Fortificai minha vontade / para que eu não me deixe jamais levar por minhas paixões / e pelas tentações do mundo. / Tocai o meu coração / a fim de que deteste sempre o pecado / ame a vida austera e cristã que exigis de vossos devotos. / tende piedade de minhas misérias espirituais / E ó Mãe terníssima, não vos esqueçais também das misérias / que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena. / Dai-me saúde e forças, para que possa cumprir todas as minhas obrigações e vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo / Não permitais que a minha pobre cabeça seja atormentada por males / que me perturbem a tranqüilidade da vida. / Pelos merecimentos de vosso Divino Filho, Nosso senhor Jesus Cristo, e pelo amor que a Ele consagrais / alcançai-me graça que agora vos peço (cada um pedirá a graça que deseja obter).

Aí tendes, ó Mãe poderosa, a minha súplica humilde. / Se quiserdes, ela será atendida. Ah! Não deixeis de atender-me, ó Rainha do céu e da terra! Por toda parte cantarei louvores à vossa bondade e ao vosso poder, / ó Senhora da Cabeça / até que chegue o dia em que, levado por vós, / eu entre no gozo eterno do céu. Assim seja.

segunda-feira, 21 de março de 2011

TEMOS NOVIDADE! ALEGREMO-NOS COM A CHEGADA DO ECC!


Comunicamos a toda a Comunidade que agora em nossa Capela temos o ECC (ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO).Sejam benvindos,sintam-se acolhidos por toda a nossa Capela e todos os Apostolados,grupos e movimento atuantes. Desejamos aos membros do ECC,que possam trabalhar e atuar em nossa Comunidade com união, valores éticos e os principios religiosos.

*Venha participar da Via Sacra.*


Neste periodo Quaresmal convidamos o Sr. e toda a sua Familia para participar nas Terças-feiras da Via Sacra, sempre as 19:00hs em nossa Capela.

Dia 22/03- Apostolado da Oração, Apostolado da Mãe Rainha, Legião de Maria e ECC.
Dia 29/03- Pastoral da Saúde, Pastoral da criança, CEBS, e MESC.
Dia 05/04- Pastoral do Idoso, Terço dos Homens,Pastoral do Batismo e Pastoral do Dízimo.
Dia 12/04- Pastoral da Crisma, catequese, Pastoral da Litrugia e Irmãs de Santa Catarina.
Neste Via Sacra devem comparecer todos os Coordenadores e os respectivos vice e todos os apostolados e movimento que trabalham na Capela.E contamos com a sua presença para participar desta Via Sacra,venha contamos com a sua presença.

domingo, 20 de março de 2011

São José


• Padroeiro e protetor da Santa Igreja.
• Padroeiro do Estado do Ceará.
• Pai adotivo de Jesus Cristo.
• Esposo da Vírgem Maria.
• Santíssimo Pai adotivo de Jesus.

Terço de São José

Em lugar do Pai Nosso:
Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, o anjo não vos valeu?
Valei-me São José.
Em lugar da Ave Marias:
São José ,Valei-me.
No fim, rezar este oferecimento:
A vós, glorioso São José, ofereço este terço em louvor e glória a Jesus,Maria e José, para que sejais minha luz, minha guarda,meu guia, proteção, defesa, amparo, fortaleza,e alegria em todos os meus trabalhos, tribulações e agonia.
Pelo Nome de JESUS e pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que desejo(Pede-se a graça).
Falai em meu favor, advogai a minha causa, no Céu, na terra e alegrai a minha alma para honra e glória de JESUS, Maria e vossa.Amém.
Glorioso Patriarca São José, rogai por nós.

CONSAGRAÇÃO A SÃO JOSÉ

São José, eu te consagro, minhas alegrias e meus sofrimentos,todos os meus bens, o que sou e o que tenho,meu corpo e minha alma.Eu me consagro, cheio de confiança,a tua benevolência e proteção.Sou teu filho, tem compaixão de mim,Leva-me em teus braços,os mesmos braços que levaram o Filho de Deus. Amém.

Pedindo desculpas por a postagem está atrasada-motivo peço orações por Clara Laurita,minha mãe que enfrentará amanha uma cirurgia no cérebro ela tem 84 anos e é paciente renal e cardiaca.Obrigada a todos os amigos da minha comunidade a quem eu amo muito e no momento estou mais afastada e apenas com o blog e obrigado a todos que nos acessam pela internet. Suely Ursulino.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Santo do dia:São Patrício.


Nascimento 386
Falecimento 17 de Março de 493 em Irlanda
Veneração por Igreja Católica Romana, Igreja Anglicana, Igreja Luterana
Principal templo Abadia de Glastonbury
Festa litúrgica 17 de Março
Padroeiro: Patrono da Irlanda, Arquidiocese de Nova Iorque, Boston, engenheiros. Invocado contra cobras e bruxas
Portal dos Santos

São Patrício (386 — 17 de Março de 493) foi um missionário cristão e santo padroeiro da Irlanda, juntamente com Santa Brígida de Kildare e São Columba.

Nascido na costa oeste da Grã-Bretanha, a pequena localidade galesa de Banwen é frequentemente referida como seu lugar de nascimento, embora haja muitas hipóteses sobre este facto. Quando tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pessoas, muitas delas se tornaram monges. Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.

Duas cartas são aceitas como escritas pelo santo: Confissões e Carta aos Soldados de Coróticos [1][2]. Destes escritos provêm muitos detalhes de sua vida. Hagiografias tardias, como os Anais do Ulster, escritas no século VII, devem ser lidas de maneira crítica, pois detalhes essenciais como as datas de nascimento e morte variam, e, por consequência, o período em que o santo estava em missão na Irlanda.
Fonte:Wikipédia.

A Proteção de São Patrício

Hoje me levanto
com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade
com trinitária fé
professando a unidade
do Criador e da criatura.

Hoje me levanto
com a força do nascimento de Cristo graças a seu batismo,
com a força de sua crucificação e morte,
com a força de sua ressurreição e ascenção,
com a força de seu retorno no dia do juízo.

Hoje me levanto
com a força do amor do querubim,
obediente ao anjos,
a serviço dos arcanjos,
na esperança da ressurreição para encontrar consolo
com as orações dos patriarcas,
as predições dos profetas,
os ensinamentos dos apóstolos,
a fé dos confessores,
a inocência das santas virgens,
os feitos dos homens de bens.

Hoje me levanto
com a força dos céus:
a luz do sol,
o brilho da lua,
o esplendor do fogo,
a velocidade do trovão,
a rapidez do vento,
a profundidade dos mares,
a permanência da terra,
a firmeza da rocha.

Hoje me levanto
com a força de Deus que me guia:
sua grandeza que me apóia,
sua sabedoria que me guia,
seu olho que me cuida,
seu ouvido que me escuta,
sua palavra que me fala,
sua mão que me defende,
seu caminho para seguí-lo,
seu escudo para proteger-me,
sua eucaristia para livrar-me
das armadilhas do demônio,
da tentação dos vícios,
daqueles que me desejam mal,
longe ou perto,
só ou acompanhado.

Invoco hoje todo estes poderes para que se levantem entre mim e estes males,
contra todos os cruéis e infames poderes que desejam
o mal para meu corpo e alma,
contra as invocações dos falsos profetas,
contra as nefastas leis da pagania,
contra as falsas leis da heresia,
contra as artes da idolatria,
contra os feitiços de bruxas, quiromantes e feiticeiros,
contra todo conhecimento que corrompa o corpo e a alma.

Cristo que me proteja hoje
contra o veneno, contra o fogo,
contra morrer afogado, ser ferido
para que assim venha a mim abundante consolo.

Cristo comigo,
Cristo à minha frente,
Cristo atrás de mim,
Cristo em mim,
Cristo abaixo de mim,
Cristo sobre mim,
Cristo a minha direita,
Cristo a minha esquerda,
Cristo quando durmo,
Cristo quando descanso,
Cristo quando me levanto,
Cristo no coração de todo homem que pense em mim,
Cristo na boca de quem fale de mim,
Cristo em todos os olhos que me vêem,
Cristo em todo ouvido que me ouve.

Hoje me levanto
com poderosa força e invoco à Santíssima Trindade
com trinitária fé
professando a unidade
do Criador e da criatura.
Amém!

terça-feira, 15 de março de 2011

Convite


O Apostolado da Oração convida a você e toda a sua família para participar da Adoração ao Santíssimo Sacramento. Uma grande oportunidade para deixar-mos o nosso coração unir-se ao Senhor, que está presente na Hóstia Santa.
Local:Capela Nossa Senhora de Lourdes.
Dia:17/03 (quinta-feira). Horário:19:30hs.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Venha participar da Quarta-feira de cinzas e abertura da Campanha de Fraternidade-2011.




Oração da Campanha da Fraternidade 2011 CNBB

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém.



Você está sendo convidado com toda a sua Família para participar da Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas e Abertura da Campanha da Fratenidade, hoje ás 19:00hs em nossa Capela.
Estão sendo chamados todos os coordenadores e vice dos grupos, pastorais e Apostolados atuantes em nossa comunidade a participarem desta celebração que por si só é belissima pois trata-se da Imposição das Cinzas sobre nós os fiéis.

QUARTA-FEIRA DE CINZAS-ORIGEM

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval.
Font:Wikipédia.