sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CONVITE A VOCÊ: VAMOS ADORAR AO SANTISSÍMO?


ESTAMOS CONVIDANDO ESPECIALMENTE VOCÊ, TODA A SUA FAMÍLIA, AMIGOS(AS), CONHECIDOS(AS), SEU GRUPO DE ORAÇÃO E TODA A COMUINIDADE,PARA ADORARMOS, LOUVARMOS E CANTARMOS, BENDIZERMOS E REZARMOS AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO. É UMA HORA DE INTEIRO AMOR A JESUS CRISTO, NA HÓSTIA CONSAGRADA EM INTERCESSÃO PELA FESTA DE NOSSA PADROEIRA NOSSA SENHORA DE LOURDES.VENHA A ESTE MOMENTO DE BENÇÃOS E GRAÇAS EM NOSSAS VIDAS!
DIA: 02 DE FEVEREIRO/2011- QUARTA-FEIRA ÀS 19:00.
LOCAL: CAPELA NOSSA SENHORA DE LOURDES.. Rua Haroldo Torres, 2747 –Presidente Kennedy.
ESPERAMOS POR TODOS VOCÊS!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Oração do Comunicador

(BV Tiago Alberione)

Ó Deus,
que para comunicar vosso amor aos homens,
enviastes seu Filho, Jesus Cristo,
e o constituístes Mestre,
Caminho, Verdade e Vida
da humanidade,
concedei-nos a graça de utilizar
os meios de comunicação social
- imprensa, cinema, rádio, audiovisuais...
- para a manifestação de vossa glória
e a promoção das pessoas.
Suscitai vocações para essa multiforme missão.
Inspirai aos homens de boa vontade
a colaborarem com a oração,
a ação e o auxílio material,
para que a Igreja anuncie
o Evangelho a todos os homens,
através desses instrumentos.
Amém.

São Francisco de Sales


São Francisco de Sales nasceu no castelo da sua família, os barões de Boisy, em Thorens (Sabóia) em 1567, primogênito de treze irmãos, foi educado no Colégio de Clermont, dirigido pelos jesuítas, em Paris, estudou em Annecy e na Universidade de Pádua, na Itália, onde recebeu o doutoramento em Direito Canônico com 24 anos. Recusou uma brilhante carreira e resolveu estudar para ser sacerdote apesar da oposição da família. Foi ordenado em 1593, tornando-se reitor em Genebra, Suíça. Após, foi para Chablais, cantão suíço na região da Sabóia, onde foi pároco, e onde trouxe 8.000 calvinistas de volta à Igreja. Ali escreveu diversos textos em defesa da fé, que foram publicados com o título "'Controvérsias e Defesa do Estandarde da Santa Cruz"
Em 1599 Francisco foi indicado como bispo coadjutor em Genebra, tendo sucedido como bispo em 1602. Sua diocese tornou-se conhecida pela organização e pela formação do seu clero e leigos. Isto era uma grande realização diante da Igreja da época. fundou várias escolas e estabilizou a Igreja na região.
Era famoso diretor espiritual e pela sabedoria dos seus escritos. Ele e Santa Joana Francisca de Chantal, de quem foi diretor espiritual, criaram a Ordem da Visitação, uma Ordem religiosa contemplativa. Foi também diretor espiritual de São Vicente de Paulo. Tornou-se uma figura líder da Reforma Católica também chamada de "Contra-reforma" e ficou famoso pela sua sabedoria e ensinamentos.
Em 1609, seus escritos (cartas, pregações) foram reunidos e publicados com o título "'Introdução à vida devota" ou "Filotéia", que é a sua obra mais importante e editada até hoje. Outra obra que também é ainda editada é o "Tratado do Amor de Deus", fruto de sua oração e trabalho. Estes dois livros são considerados clássicos espirituais. Além destes livros, a coletânea de cartas, pregações e palestras alcança 50 volumes. A popularidade e o valor destes escritos fez com que fosse considerado padroeiro dos escritores católicos.
Faleceu em Lyon em 1622. Os seus restos mortais se encontram na Igreja da Visitação em Annecy.
Foi beatificado no ano em que faleceu e foi a primeira beatificação a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Foi canonizado em 1655 pelo Papa Alexandre VII e em 1867 foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX. Foi declarado em 1923, pelo Papa Pio XI, patrono da imprensa católica. O seu dia é celebrado em 24 de janeiro.
Segundo Joseph Ratzinger, atual papa da Igreja Católica, Francisco de Sales procurou criar uma forma de piedade acessível aos não piedosos. Neste ponto teria antecipado em parte a espiritualidade de Teresa de Lisieux, a do "pequeno caminho", a de uma vida voltada para Cristo com simplicidade, sem buscar coisas grandes, com paciência e sem heroísmos.
Dizia Francisco: "Um bispo não deve nem pode viver como um cartuxo; os casados, como os capuchinhos; os artesãos, como os religiosos contemplativos, que passam metade do dia e metade da noite em oração. Seria uma piedade tola e ridícula. Cada um segundo a sua espécie. Deus deseja todos os frutos. A verdadeira piedade não destrói, mas enobrece e embeleza."
[editar] Curiosidades
Em 1632, na exumação dos seus restos mortais, o seu corpo encontrava-se em perfeito estado e inclusive com elasticidade nos braços, e ao mesmo tempo uma fragrância doce emanava de seu túmulo.
Dom Bosco denominou sua comunidade de Salesiana em homenagem a São Francisco de Sales.
São Francisco de Sales aceitou em sua casa um jovem com dificuldade de audição e criou uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação. Essa obra de caridade conduziu a Igreja a dar-lhe um outro título, ou seja, o de Padroeiro dos de Difícil Audição (surdos).
Duzentos e cinquenta anos após a sua morte, um sacerdote francês, Luis de Brisson, fundou uma ordem religiosa masculina, os Oblatos de São Francisco de Sales, dedicada à divulgação de sua obra. Posteriormente, foi criado o ramo feminino das Oblatas de São Francisco de Sales.
Em 1865, São João Bosco fundou a Pia Sociedade de São Francisco de Sales, em sua homenagem, conhecidos por salesianos de Dom Bosco, (em latim: Salesiani Domini Bosccoeditar)
Fonte:Wikipédia

domingo, 23 de janeiro de 2011

Não devemos manter o ódio e o rancor em nosso coração.

23, janeiro, 2011.


Certa vez, um sábio quis ensinar a seus discípulos algo muito importante que ajuda a vida ser mais bela e cheia de alegria. Então, chamou seus seguidores e lhes fez uma sugestão: se houvesse entre eles, ou dentro de si, ódio e rancor que não deixam o amor prevalecer, deveriam amarrar nas costas uma sacola e nela ir colocando tantas batatas a cada vez que não conseguissem perdoar, e mantê-la assim até que conseguissem tirar toda mágoa e falta de perdão pelas ofensas recebidas e guardadas no coração.

Assim eles procederam. Como não conseguiam perdoar e nem tirar o ódio e o rancor dos seus corações e de suas vidas, ficaram, cada um, com a sacola de batatas até que elas começaram apodrecer e exalar um cheiro horrível.

Aí resolveram chamar o sábio e falaram a ele sobre aquela situação insuportável. O sábio mestre aproveitou para lhes ensinar: assim acontece conosco; se ficarmos com o rancor, com o ódio e a falta de perdão no nosso coração, a nossa alma começa a se “apodrecer” por dentro e tudo na vida perde o sabor.

Desse modo, eles aprenderam a lição e começaram a perdoar e a amar a todos os que fizeram mal às suas pessoas. É exatamente o que Nosso Senhor Jesus Cristo já havia ensinado no Mandamento do amor. Amar a todos e até os nossos inimigos: “Mas digo-vos a vós, que me ouvis: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam. Abençoai os que vos amaldiçoam, e orai pelos que vos caluniam” (Lc 6,27-29).

Se o ódio, o rancor e tudo que nos atrapalha viver bem com os outros desaparecerem de nossa vida, cada pessoa se torna amena e o amor perfuma todos os lugares, trazendo a verdadeira paz na Igreja, nas famílias e na sociedade.

Se por ventura você que está lendo isso agora tem mágoa de alguém, vai uma sugestão: Entre agora no Reze Por Mim e envie um pedido de desculpas em forma de oração para esta pessoa. Não é uma excelente maneira de resolver a situação?
O Banquete do Reino vai caber a todos e ninguém ficará de fora, pois obteremos a misericórdia que Deus tem para cada um de nós. É melhor seguir os conselhos de Jesus Cristo, que diz: “amai, pois, os vossos inimigos; fazei bem, e emprestai, sem daí esperardes nada; e será grande a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo, que é bom para os ingratos e para os maus. Sêde, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,35-36).

(Fonte: Inspirado em www.vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO.


E história de São Simão Stok (a quem Nossa Senhora apareceu)

Comemoração litúrgica - 16 de julho. Também nesta data: Santa Maria Madalena Postel, São Vitalino e Santo Hilarino.
Ordens religiosas da Igreja.

A festa de Nossa Senhora do Carmo prende-se intimamente à Ordem Carmelitana, cuja origem remonta aos tempos antigos, envolvidos em nuvens de venerandas lendas. A Ordem dos Carmelitas tem por propósito especial o culto da Mãe de Deus, Maria Santíssima, e pretende ter origem nos tempos do profeta Elias.


Está fora de dúvida que o paganismo anti-cristão não estava sem conhecimento das promessas messiânicas. A Mãe do Salvador vêmo-la preconizada pelas Sibilas, simbolizada pelas imagens de Isis e venerada nos mistérios pagãos. Suposto isto,causaria estranheza, se o povo de Deus, possuidor das profecias mais claras e especializadas sobre a Mãe-Virgem, a vencedora da serpente, não tivesse tido palavra, instituição nenhuma, que dissesse respeito à Mãe do Salvador. Não é a intenção de querer alegar os argumentos pró e contra desta piedosa opinião ou digamos mesmo, convicção dos religiosos Carmelitas.

De fato, na Ordem Carmelitana é guardada a tradição, segundo a qual o profeta Elias, vendo aquela nuvenzinha, que se levantava no mar, bem como a pegada de homem, teria nela reconhecido o símbolo, a figura da futura Mãe do Salvador. Diz mais a tradição, que os discípulos de Elias, em lembrança daquela visão do mestre, teriam fundado uma Congregação, com sede no Monte Carmelita, com o fim declarado de prestar homenagens à Mãe do Mestre. Essa Congregação ter-se-ia conservado até os dias de Jesus Cristo e existido com o Título Servas de Maria.

Santa Teresa, a grande Santa da Ordem Carmelitana, reconhece no profeta Elias o fundador da Ordem. As visões da bem-aventurada Ana Catarina Emerich sobre a vida de Maria Santíssima, ocupam-se minuciosamente da Congregação dos Servos de Maria, no Antigo testamento.

Segundo uma piedosa tradição, autorizada pela liturgia, no dia de Pentecostes, um grupo de homens, devotos dos santos profetas Elias e Eliseu, preparado por São João Batista para o Advento do Salvador, abraçaram o cristianismo e erigiram no Monte Carmelo um santuário à Santíssima Virgem, naquele mesmo lugar, onde Elias vira aparecer aquela nuvenzinha, anunciadora da fecundidade da Mãe de Deus. Adotaram eles o nome de Irmãos da Bem-Aventurada Maria do “Monte Carmelo”.

MANIFESTAÇÃO DE NOSSA SENHORA A SÃO SIMÃO STOCK

Historicamente documentadas são as seguintes datas da Ordem de Nossa Senhora do Carmelo. Foi no século XII que o calabrez Bertoldo, com alguns companheiros, se estabeleceu no Monte Carmelo. Não se sabe se encontraram lá a Congregação dos Servos de Maria ou se fundaram uma deste nome; certo é que receberam em 1209 uma regra rigorosíssima, aprovada pelo Patriarca de Jerusalém – Alberto. Pelas cruzadas esta Congregação tornou-se conhecida também na Europa. Dois nobres fidalgos da Inglaterra convidaram alguns religiosos do Carmelo, para acompanhá-los e fundar conventos na Inglaterra, o que fizeram.

Pela mesma época vivia no condado de Kent um eremita que, havia vinte anos, habitava na solidão, tendo por residência o tronco oco de uma árvore. O nome desse eremita era Simão Stock. Atraído pela vida mortificada dos carmelitas recém-chegados, como também pela devoção Mariana que aquela Ordem cultivava, pediu admissão como noviço na Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Em 1225, Simão Stock foi eleito coadjutor Geral da Ordem, já então bastante conhecida e espalhada.

A Ordem começou a sofrer muita oposição, e Simão Stock fez uma viagem para Roma. Honório III, avisado em misteriosa visão que teve de Nossa Senhora, não só recebeu com toda deferência os religiosos carmelitas, mas aprovou novamente a regra da Ordem. Simão Stock visitou depois os Irmãos da ordem no Monte Carmelo, e demorou-se com eles seis anos.

Um capítulo geral da Ordem, realizado em 1237, determinou a transferência para a Europa de quase todos os religiosos, os quais, para se verem livres das vexações dos Sarracenos, procuraram a Inglaterra, onde a Ordem possuía já 40 conventos.

No ano de 1245, foi Simão Stock eleito Superior Geral da Ordem e a regra teve aprovação do Papa Inocêncio IV.

A Ordem de Nossa Senhora do Carmo, colocada sob a proteção da Santa Sé, começou a ter, então, uma aceitação extraordinária no mundo católico. Para isto concorreu poderosamente a Irmandade do Escapulário, que deve a fundação a Simão Stock.

Homem de grandes virtudes, privilegiado por Deus com os dons da profecia e dos milagres, empregou Simão Stock toda energia para propagar, na Ordem e no mundo inteiro, o culto mariano. Sendo devotíssimo a Maria Santíssima, desejava obter da Rainha celestial um penhor visível de sua benevolência e maternal proteção. Foi aos 16 de julho de 1251 que, estando em oração fervorosa, a renovar o pedido, Nossa Senhora se dignou aparecer-lhe. Rodeada de espíritos celestes, veio trazer-lhe um escapulário. “Meu dileto filho – disse-lhe a Rainha do céu – eis o escapulário, que será o distintivo de minha Ordem. Aceita-o como um penhor de privilégio, que alcancei para ti e para todos os membros da Ordem do Carmo. Aquele que morrer vestido deste escapulário, estará livre do fogo do inferno".

Estando-lhe assim satisfeita a maior aspiração, Simão Stock tratou então de divulgar a irmandade do escapulário e convidar o mundo católico a participar dos grandes privilégios anexos. Extraordinária foi a afluência a tão útil instituição. Entre os devotos do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, vêem-se Papas, Cardeais e Bispos. Numerosos tem sido os príncipes que pediram ser inscritos na irmandade, como Eduardo III da Inglaterra, os imperadores da Alemanha, Fernando I e II e reis da Espanha, de Portugal e da França, além de muitas rainhas e princesas de diversas nações. O Escapulário teve uma aceitação favorável e universal entre o povo católico. Neste sentido, só é comparável ao Rosário. Como este, também teve adversários; como o Rosário, também o escapulário tem sido agredido com todas as armas da impiedade, da malícia, do escárnio e do ódio. Mas também, como o Rosário tem experimentado o efeito poderosíssimo da proteção da Mãe de Deus; só assim é explicável o fato de ter o escapulário passado incólume através de 750 anos e, hoje em dia, mais do que nunca, gozar da predileção do povo cristão.

Se bem que a visão que São Simão Stock afirma ter tido de Nossa Senhora, não possuía o valor da autoridade de artigo de fé, tão averiguada se apresenta, que desfaz qualquer dúvida que a respeito possa subsistir.

É Relatada com todas as minúcias pelo confessor do Santo, padre Swainton. Aprovada por muitos Papas, a irmandade do escapulário foi grandemente elogiada por Benedito XIV; mais de cem escritores dos séculos 13, 14 e 15, dos quais alguns não pertenciam à Ordem Carmelitana, se referem à visão de Simão Stock como a um fato que não admite dúvida. As universidades mais célebres, as de Paris e Salamanca, declaram-se igualmente a favor.

Dois decretos da Cúria Pontifícia, exarados pelos cardeais Belarmino e de Torres, declararam autêntica e verídica a biografia de São Simão Stock, que contém a narração da maravilhosa visão.



PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS PELA VIRGEM MÃE A QUEM USAR O ESCAPULÁRIO

Dois são os privilégios da irmandade do escapulário, privilégios deveras extraordinários, que mereceram à instituição tão grande simpatia por parte do povo cristão. O primeiro desses privilégios Maria Santíssima frisou-o bem, quando, no ato da entrega do escapulário disse ao seu servo São Simão Stock: “É este o sinal do privilégio, que alcancei para ti e para todos os filhos do Carmelo. Todos aqueles que estiverem revestidos com este hábito, ver-se-ão salvos do fogo do inferno”. O sentido desse privilégio é este: Maria Santíssima prometem a todos os que usam o hábito do Carmo, sua proteção especial, principalmente na hora da morte, que decide a história da humanidade. O pecador, portanto, por mais miserável que seja, pondo a confiança em Maria Santíssima e vestindo seu hábito, tendo aliás a intenção firme de sair do estado do pecado, pode seguramente contar com o auxílio de Nossa Senhora, a qual lhe alcançará a graça da conversão e da perseverança. O escapulário não é um amuleto que assegure, sob qualquer hipótese, a salvação de quem o usar. Contam-se milhares as conversões de pecadores na hora da morte, atribuídas unicamente ao escapulário de Nossa Senhora do Carmo; muitos também são os casos que mostram à evidência, que privilégio nenhum favorece a quem, de maneira nenhuma, se quer separar do pecado e levar uma vida digna e cristã. Santo Agostinho diz a verdade, quando ensina: “Deus, que nos criou sem nossa cooperação, não nos pode salvar sem que o queiramos e desejemos”. Quem não quer deixar de ofender a Deus, morrerá na impenitência; e se Maria Santíssima não ver a possibilidade alguma de arrancar a alma do pecador aos vícios e paixões, fará com que na hora da morte, por uma casualidade qualquer, não se encontre o hábito salvador, o que se tem dado muitas vezes.

O Segundo provilégio é o tal chamado “privilégio sabatino”. Um decreto da Santa Inquisição romana, datado de 20 de janeiro de 1613, dá aos sacerdotes da Ordem Carmelitana autorização para pregar a seguinte doutrina: “O povo cristão pode crer no auxílio que experimentarão as almas dos Irmãos e membros da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, auxílio este, segundo o qual todos aqueles que morrerem na graça do Senhor, tendo em vida usado o escapulário, conservado a castidade própria do estado, recitado o Ofício Parvo de Nossa Senhora, ou se não souberem ler, tiverem observado fielmente o jejum eclesiástico, bem como a abstinência nas quartas-feiras e sábados (exceto se a festa de Natal cair num destes dias), serão socorridos por uma proteção extraordinária da Santíssima virgem, no primeiro sábado que se lhe seguir ao trânsito, por ser sábado o dia da semana consagrado a Nossa Senhora (Bula sabatina de João XXII. 3, III 1322)

Desse privilégio faz menção o ofício divino da Festa de Nossa Senhora do Carmo, aprovado pelo Papa clemente X e Benedito XIII.

“A bem-aventurada Virgem – diz o ofício – não se limitou a cumular de privilégios aqui na terra e na Ordem Carmelitana. Com carinho verdadeiramente maternal, ela, cujo poder e misericórdia em toda parte são muito grandes, consola também, como piedosamente se crê, aqueles filhos no Purgatório, alcançando-lhes o mais breve possível a feliz entrada na Pátria Celestial”.

Para se tornar membro da Irmandade, é necessário que se cumpra as seguintes condições:

1. Inscrição no registro da Irmandade.

2. Ter recebido o escapulário das mãos de um sacerdote habilitado para fazer a recepção e usá-lo com devoção. No caso da mudança de um escapulário velho e gasto por um novo não carece a bênção. Quem, por descuido, deixou de usar por algum tempo o escapulário, participa dos privilégios da Irmandade, logo que se resolver a pô-lo novamente.

3. Convém rezar diariamente algumas orações marianas, como sejam: A ladainha lauretana ou seis Pai-Nossos e Ave-Marias ou sejam, ainda, o Símbolo dos Apóstolos (Credo), seguida da recitação de um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e Glória. As bulas pontifícias nada prescrevem a este respeito desde o princípio, porém, se tem observado a praxe de fazer essas devoções diárias.

4. O privilégio sabatino exige ainda que se conserve a castidade própria do estado de cada um, e que se rezem as horas marianas. Quem não puder cumprir esta segunda condição, observe a abstinência de carnes nas quartas-feiras e sábados. As duas obrigações de recitar o ofício mariano e a abstinência de carne nas quartas-feiras e sábados podem, se para isso subsistirem razões suficientes, ser comutadas em outras equivalentes.

5. Aos sábados, o papa Pio X concedeu o seguinte privilégio: Para se tornarem membros da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, é suficiente que usem um escapulário bento por um sacerdote que possua a faculdade respectiva. Não se exige para eles a cerimônia da recepção e da inscrição no registro da irmandade. Como os demais membros, também devem rezar diariamente algumas orações em honra de Maria Santíssima. (4-1-1908).

A Irmandade de Nossa Senhora do Carmo é enriquecida de muitas indulgências, podendo todas ser aplicadas às almas do Purgatório, com exceção da indulgência plenária na hora da morte.

REFLEXÕES

O fim, pois, que a irmandade de Nossa Senhora do Carmo se propõe é: propagar o reino de Deus, por meio da devoção a Maria Santíssima, meditar nas virtudes da Mãe de Deus e imitá-las, merecer uma proteção especial de Nossa Senhora, em todos os perigos do corpo e da alma, alcançar-lhe bênção na hora da morte e a libertação das penas do Purgatório. O Escapulário é o hábito da salvação. Para que o possa ser, é preciso que seja a vestimenta da justiça. Se o maior interesse de Maria Santíssima é salvar almas, desejo maior não tem, senão que seus filhos se apliquem à prática das virtudes, do amor de Deus e do próximo, que sejam pacientes, humildes, mansos e puros e trabalhem pela santificação de sua alma.

A história da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo é uma epopéia de feitos maravilhosos, na ordem sobrenatural. O escapulário tem sido a salvação de milhares e milhares de cristãos nas suas necessidades espirituais e materiais. Para que nas mãos de Nossa Senhora possa ser efetivamente instrumento de salvação, indispensável é o renascimento espiritual de quem o leva, o cumprimento fiel dos deveres do estado de quem se diz devoto a Nossa Senhora do Carmo. Certamente, não é devoto a Maria Santíssima quem vive em pecado e ofende a Deus sem cessar.

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DO CARMO

Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto da vossa maternal proteção. Fortificai minha fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minha alma com a graça e as virtudes que a tornem agradável ao vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado; e lá do céu, eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade.

Nossa Senhora do Carmo, libertai as benditas almas do purgatório. Amém!

(3 Ave-Marias e Glória ao Pai)

Fonte:Página do Oriente

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

FESTA DA PADROEIRA


NOSSA SENHORA DE LOURDES
Presidente Kennedy – 2011
De:04/02 a 13/02
www.cnslpk.blogspot.com

TEMA: MARIA, DISCÍPULA E MISSIONÁRIA EM FAVOR DA VIDA.

PROGRAMAÇÃO LITÚRGICA.

DIA 04/02 Sexta-feira.Benção das pastorais, apostolados e equipes.
Leituras: Hb 13,1-8; Sl 26(27), 1.3.5.8b-9abc; Mc 6,14-29.
Liturgia: Todas as Pastorais.
DIA 05/02 Sábado.Benção dos dizimistas.
Leituras: Hb 13,15-17.20-21.Sl 22(23),1-3ª.3b-4.5.6;Mc 6,30-34.
Liturgia:Terço dos homens e Liturgia.
DIA 06/02 Domingo.Benção das Famílias.
Leituras: Is 58,7-10;Sl 111(112),4-5.6-7.8a.9;1Cor 2,1-5 Mt 5,13-16
Liturgia:Pastoral do idoso e Liturgia.
DIA 07/02 Segunda-feira.Benção da carteira de trabalho.
Leituras: Gn 1,1-19 Sl103(104),1-2 e 35c Mc6,53-56.
Liturgia:Apostolado da Oração e Liturgia.
DIA 08/02 Terça-feira.Benção das chaves ( moto, casas,carro).
Leituras: Gn 1,20-2,4ª Sl 8,4-5.6-7.8-9 Mc 7,1-13.
Liturgia:Apostolado da Mãe Rainha e Liturgia.
DIA:09/02 Quarta-feira.Benção das crianças.
Leituras: Gn 2,4b-9.15-17. Sl103(104),1-2a.27.28.29b-30
Mc 7,14-23
Liturgia:Pastoral do Batismo, Legião de Maria, Irmãs de Santa Catarina e Liturgia.
DIA 10/02: Quinta-feira- Benção do Santíssimo Sacramento.
Leituras: Gn 2,18-25 Sl127(128),1-2.3.4-5. Mc 7,24-30.
Liturgia: Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, MESC, e Liturgia.

DIA 11/02: Sexta-feira.Benção dos enfermos.
Leituras: Is 66,10-14c (Sl)Jt 13,18bcde.19 Jo 2,1-11.
Liturgia: Pastoral da Eucaristia e Liturgia.
DIA:12/02 Sábado Benção dos jovens.
Leituras: Gn 3,9-24. Sl 89 (90),2.3-4.5-6.12-13 MC 8,1-10
Liturgia:Pastoral da Crisma, Pastoral do Dízimo e Liturgia.
DIA: 13/02 Segunda-feira Benção da água e velas
Procissão às 17:30 saindo da capela.
Eclo 15,16-21 Sl118(119),1-2.4-5.17-18.33-34 1Cor 2,6-10
Mt 5,17-37.
Liturgia:Todas as Pastorais.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

DIAS DA SEMANA DATA RESPONSÁVEL
Sexta-feira 04/02 D.Rosa
Sábado 05/02 Tiana
Domingo 06/02 Francisco e Emanuela
Segunda-feira 07/02 D.Rosa
Terça-feira 08/02 Tiana
Quarta-feira 09/02 Francisco e Emanuela
Quinta-feira 10/02 D.Rosa
Sexta-feira 11/02 Tiana
Sábado 12/03 Francisco e Emanuela
Domingo 13/02 Encerramento não tem social



TODOS OS DIAS 04 A 13/02 Nilton e Lurdes Barraca do pastel
TODOS OS DIAS 04 A 13/02 Equipe de limpeza Michel
TODOS OS DIAS 04 A 13/02 Equipe de Acolhimento Luciana e Jacilane

DIAS DAS PASTORAIS NA LITURGIA

DIAS DA SEMANA DATA PASTORAIS
Sexta-feira 04/02 Todas as Pastorais
Sábado 05/02 Terço dos homens e Liturgia
Domingo 06/02 Pastoral do Idoso e Liturgia
Segunda-feira 07/02 Apostolado da Oração e Liturgia
Terça-feira 08/02 Apostolado da Mãe Rainha e Liturgia
Quarta-feira 09/02 Pastoral do Batismo, Legião de Maria, Irmãs de Santa Catarina e Liturgia
Quinta- feira 10/02 Pastoral da Criança,Pastoral da Saúde, Mesc e Liturgia
Sexta-feira 11/02 Pastoral da Eucaristia e Liturgia.
Sábado 12/02 Pastoral da Crisma, Pastoral do Dízimo e Liturgia
Domingo 13/02 Encerramento- Todas as Pastorais
Venha você meu amigo minha amiga participar da Festa de Nossa Senhora de Lourdes, esperamos contar com a sua presença.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Papa João Paulo II é escolhido padroeiro da Jornada Mundial da Juventude


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Redação A12

O presidente do Pontifício Conselho para Leigos, cardeal Stanislaw Rylko anunciou que o papa João Paulo II, após a beatificação no dia 1 de maio, será o novo padroeiro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A declaração foi feita em Madri, Espanha, onde acontecerá a Jornada Mundial da Juventude entre os dias 16 e 21 de agosto deste ano.

“Estamos felizes de termos entre os nossos padroeiros também João Paulo II”, disse dom Ryłko.

O anúncio da escolha do novo padroeiro foi anunciada após a segunda reunião preparatória com a participação de delegados de 84 países e 44 movimentos e associações de todo o mundo.

Jornada Mundial da Juventude - A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo papa João Paulo II em 1985 e aconteceu pela primeira vez em 1986, em Roma.

Desde então, vem sendo feita, em média, a cada dois anos em diversos países e com temas propostos pelos papas, que marcam presença no evento.

“A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo", disse o papa João Paulo II em carta ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio, na ocasião do Seminário sobre as Jornadas Mundiais da Juventude organizado na Polônia.

Durante a JMJ, jovens do mundo inteiro participam de shows, catequese, adoração, missas e palestras. Tudo isso em diversas línguas.

Na última edição, que aconteceu em 2008, na Austrália, o evento reuniu mais de 1 milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite à juventude mundial.

Siga o A12 no twitter.com/portal_a12
Santuário Nacional: twitter.com/padroeira

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Papa João Paulo II será beatificado no dia 1º de maio.


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Redação A12


O papa Bento XVI aprovou nesta sexta-feira (14) a publicação do decreto que comprova o milagre atribuído à intercessão de João Paulo II.

A beatificação foi marcada para 1º de Maio, domingo da Divina Misericórdia. Esta data recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II.

O milagre refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria da doença de Parkinson.

A religiosa faz parte da congregação das irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, França, tendo superado, em 2005, todo os sintomas da doença de que sofria há quatro anos.

Para o Cardeal Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Ângelo Amato, o decreto sobre a cura de Irmã Marie Simon é o que terá maio ressonância na Igreja Católica e no mundo.

Processo de beatificação - No dia 13 de Maio de 2005, apenas quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, o papa Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Ainda em dezembro de 2009, o atual Papa assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, primeiro passo para a beatificação.

João Paulo II foi papa entre 16 de outubro de 1978 e 2 de abril de 2005, quando faleceu após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro.

Com informações da CNBB

Foto: Divulgação


Siga o A12 no twitter.com/portal_a12

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Planejamento Pastoral da Capela Nossa Senhora de Lourdes.

LEGIÃO DE MARIA
Coordenadora:Maria de Jesus da Silva.
Antonia Teixeira do Carmo.
Clara Laurita Passos Ursulino.
Justina Maria de Jesus.
Maria Fêlix.
Maria Diva.
Margarida Maria Garcêz.
Maria Leyde Sampaio Pitombeira.
Maria do Socorro Aragão.
Rita de Cassia Lima Feitosa.
Raimunda Gomes Campos (Arinda).
Reunião: Toda Terça-feira às 19:00hs, na casa da D.Toinha,próximo a Capela.

Oração a Nossa Senhora do Santissimo Sacramento.


Ó Virgem Maria, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, glória do povo cristão, alegria da Igreja Universal e salvação do mundo, rogai por nós e despertai em todos os fiéis a devoção a Santíssima Eucaristia, para que se tornem dignos de comungar todos os dias.
Reza-se Três Ave-Marias.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Nosso Primeiro Santo Brasileiro


Santo Antonio de Sant’Anna Galvão
São Frei Galvão.

Histórico

Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, OFM, mais conhecido como Frei Galvão (Guaratinguetá, 1739 — São Paulo, 23 de dezembro de 1822) foi um frade católico e primeiro santo nascido no Brasil. Foi canonizado pelo papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil (São Paulo) em 11 de maio de 2007.
Biografia

O pai, Antônio Galvão de França, nascido em Portugal, era o capitão-mor da vila. Sua mãe, Isabel Leite de Barros, era filha de fazendeiros, bisneta do famoso bandeirante Fernão Dias Pais, o "caçador de esmeraldas".
Antônio viveu com seus irmãos numa casa grande e rica, pois seus pais gozavam de prestígio social e influência política. O pai, querendo dar uma formação humana e cultural segundo suas possibilidades econômicas, mandou o filho com a idade de treze anos para o Colégio de Belém, dos padres jesuítas, na Bahia, onde já se encontrava seu irmão José.
Lá fez grandes progressos nos estudos e na prática cristã, de 1752 a 1756. Queria tornar-se jesuíta, mas por causa da perseguição movida contra a Ordem pelo Marquês de Pombal, seu pai o aconselhou a entrar para os franciscanos, que tinham um convento em Taubaté, não muito longe de Guaratinguetá. Assim, renunciou a um futuro promissor e influente na sociedade de então, e aos 16 anos, entrou para o noviciado na Vila de Macacu, no Rio de Janeiro.
Estátua do frade em sua cidade natal, GuaratinguetáA 16 de abril de 1761 fez seus votos solenes. Um ano após foi admitido à ordenação sacerdotal, pois julgaram seus estudos suficientes.
Foi então mandado para o Convento de São Francisco em São Paulo a fim de aperfeiçoar os seus estudos de filosofia e teologia, e exercitar-se no apostolado. Data dessa época a sua "entrega a Maria", como seu "filho e escravo perpétuo", consagração mariana assinada com seu próprio sangue a 9 de março de 1766.
Terminados os estudos foi nomeado Pregador, Confessor dos Leigos e Porteiro do Convento, cargo este considerado de muita importância, pela comunicação com as pessoas e o grande apostolado resultante. Em 1769-70 foi designado confessor de um Recolhimento de piedosas mulheres, as "Recolhidas de Santa Teresa", em São Paulo.
Fundação de Novo Recolhimento

Neste Recolhimento encontrou Irmã Helena Maria do Espírito Santo, religiosa que afirmava ter visões pelas quais Jesus lhe pedia para fundar um novo Recolhimento. Frei Galvão, ouvindo também o parecer de outras pessoas, considerou válidas essas visões. No dia 2 de fevereiro de 1774 foi oficialmente fundado o novo Recolhimento e Frei Galvão era o seu fundador.
Em 23 de fevereiro de 1775, um ano após a fundação, Madre Helena morreu repentinamente. Frei Galvão tornou-se o único sustentáculo das Recolhidas. Enquanto isso, o novo capitão-general da capitania de São Paulo retirou a permissão e ordenou o fechamento do Recolhimento. Fazia isso para opor-se ao seu predecessor, que havia promovido a fundação. Frei Galvão foi obrigado a aceitar e também as recolhidas obedeceram, mas não deixaram a casa e resistiram. Depois de um mês, graças a pressão do povo e do Bispo, o recolhimento foi aberto.
Devido ao grande número de vocações, viu-se obrigado a aumentar o recolhimento. Durante catorze anos cuidou dessa nova construção (1774-1788) e outros catorze para a construção da igreja (1788-1802), inaugurada aos 15 de agosto de 1802. Frei Galvão foi arquiteto, mestre de obras e até mesmo pedreiro. A obra, hoje o Mosteiro da Luz, foi declarada "Patrimônio Cultural da Humanidade" pela UNESCO.
Frei Galvão, além da construção e dos encargos especiais dentro e fora da Ordem Franciscana, deu toda a atenção e o melhor de suas forças à formação das Recolhidas. Era para elas verdadeiro pai e mestre. Para elas escreveu um estatuto, excelente guia de disciplina religiosa. Esse é o principal escrito de Frei Galvão, e que melhor manifesta a sua personalidade.
Em várias ocasiões as exigências da sua Ordem Religiosa pediam que se mudasse para outro lugar para realizar outras funções, mas tanto o povo e as Recolhidas, como o bispo, e mesmo a Câmara Municipal de São Paulo intervieram para que ele não saísse da cidade. Diz uma carta do "Senado da Câmara de São Paulo" ao Provincial (superior) de Frei Galvão: "Este homem tão necessário às religiosas da Luz, é preciosíssimo a toda esta Cidade e Vilas da Capitania de São Paulo, é homem religiosíssimo e de prudente conselho; todos acorrem a pedir-lho; é homem da paz e da caridade".
Frei Galvão viajava constantemente pela capitania de São Paulo, pregando e atendendo as pessoas. Fazia todos esses trajetos sempre a pé, não usava cavalos nem a liteira levada por escravos. Vilas distantes sessenta quilômetros ou mais, municípios do litoral, ou mesmo viajando para o Rio de Janeiro, enfim, não havia obstáculos para o seu zelo apostólico. Por onde passava as multidões acorriam. Ele era alto e forte, de trato muito amável, recebendo a todos com grande caridade.

Milagres

A mulher grávida
Em uma fazenda, distante léguas de São Paulo, uma mulher, gravemente enferma em melindroso parto, clamava por Frei Galvão. Seu marido acorreu ao Mosteiro da Luz, à procura do Frade, que se achava, no entanto, de viagem ao Rio de Janeiro. Retornando à fazenda, ele se surpreendeu ao encontrar a esposa livre de todo perigo, estando muito grata à Frei Galvão que, durante a noite, a tinha ouvido em confissão, abençoando a seguir a água de um copo, que ela bebeu, o que foi o bastante para que se normalizasse seu estado. O homem partiu então para o Rio de Janeiro para agradecer ao Frade. Lá, foi informado pelo Guardião do Convento que “Frei Galvão não arredou pé daqui”. Interrogado a respeito, Frei Galvão respondeu: “Como se deu, não sei; mas a verdade é que naquela noite lá estive”.

BEATIFICAÇÃO - Em 1998, Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II, dele recebendo os títulos de Homem da Paz e da Caridade e de Patrono da Construção Civil no Brasil. De seu processo de beatificação constam 27.800 graças documentadas, além de outras consideradas milagre.
Aconteceu em 1990 em São Paulo, com a menina Daniela, que aos 4 anos de idade teve complicações bronco-pulmonares e crises convulsivas. Foi então internada na UTI do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo, com diagnóstico de encefalopatia hepática por consequência da hepatite causada pelo vírus A, insuficiência hepática grave, insuficiência renal aguda, intoxicação por causa de metocloropramida e hipertensão. Os sintomas acima a levaram a uma parada cardio-respiratória que evoluiu com epistaxe, sangramento gengival, hematúria, ascite, broncopneumonia, parotidite bilateral, faringite, e mais duas infecções hospitalares.
Após 13 dias de UTI, os familiares, amigos, vizinhos e religiosas do Mosteiro da Luz rezaram e deram a menina as pílulas de Frei Galvão. Em 13 de junho de 1990, a menina Daniela deixou a UTI e, em 21 de junho teve alta do hospital considerada curada. O pediatra que a acompanhou atestou perante o Tribunal Eclesiástico que: "atribuo à intervenção divina, não só a cura da doença, mas a recuperação total dela".
Frei Galvão foi beatificado em 25 de outubro de 1998.


CANONIZAÇÃO - Frei Galvão foi Canonizado pelo Papa Bento XVI em 11 de maio de 2007, durante a visita do pontífice ao Brasil. A comprovação oficial e o anúncio foi feito em 16 de dezembro de 2006.
Trata-se do caso da Sra Sandra Grossi de Almeida e de seu filho Enzo de Almeida Gallafassi, da cidade de São Paulo-SP, hoje residentes em Brasília-DF, Brasil.
A Sra Sandra já havia sofrido três outros abortos espontâneos, devido a malformação do seu útero, que tornara impossível levar a termo qualquer gravidez.
Em maio de 1999, Sandra ficou novamente grávida e sabia que a qualquer momento poderia ter uma hemorragia e morrer.
Apesar do prognóstico médico ser de provável interrupção da gravidez ou de que esta chegasse, no máximo, ao quinto mês, a gestação evoluiu normalmente até a trigésima segunda semana da gestação.
Por ser caso alto risco, foi decidido parto por cesariana em 11/12/1999, pois exames comprovavam problemas ma, o parto não teve nenhuma complicação.
A criança nasceu pesando 1.995 gr. e medindo 0,42 cm, mas apresentou problemas respiratórios gravíssimos. Foi "entubada", porém teve uma evolução positiva muito rápida e foi "extubada" bo dia seguinte. Recebeu alta hospitalar dia 19/12/1999.
O êxito favorável deste caso raro foi atribuido a intercessão do Beato Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, que foi desde o início e durante toda a gravidez invocado pela família com muita oração e por Sandra, que além das novenas contínuas que fez, tomou também as "Pílulas de Frei Galvão" com fé e com a certeza de sua ajuda
Realizado o processo diocesano, os Peritos Médicos da Congregação das Causas dos Santos, aprovaram, por unanimidade, o fato como "cientificamente inexplicável no seu conjunto, segundo os atuais conhecimentos científicos".
Finalmente, o Santo Padre Bento XVI depois de conhecer o fato, autorizou no dia 16/12/2006, a Congregação das Causas dos Santos a promulgar o Decreto, a respeito do milagre atribuído à intercessão do Beato Frei Antônio de Sant'Anna Galvão.
O nome do primeiro santo brasileiro ficou Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, conhecido comumente como São Frei Galvão.


NOVENA DA PÍLULA DO FREI GALVÃO

Deus de amor, fonte de todas as luzes, que cumulastes de bençãos o vosso Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, nós vos adoramos e glorificamos e vos agradecemos, porque nele fizestes maravilhas.
Ele, Senhor, por vossa inspiração, criou para o vosso povo sofrido as pílulas, sinal da vossa compaixão para com os enfermos, sinal seguro da mediação da Virgem Maria Imaculada; alcançai-nos, pela intercessão de vossa Mãe e do Santo Frei Galvão, que nós, ao tomarmos com fé e devoção estas pílulas, consigamos a graça desejada (pedir a graça).
E que procuremos conhecer sempre mais o Evangelho que o São Frei Galvão viveu, cultivando o amor a vida eucarística. Ó Santo Frei Galvão, junto à Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, para que obtenhamos do Pai Celeste a vida plena no amor do Espírito Santo. Amém!
Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
Obs.: Tomar uma pílula no 1º dia que se reza a novena, outra no 5º dia e a terceira no 9º (último) dia da novena.
Font:São frei Galvão.com

domingo, 9 de janeiro de 2011

Planejamento Pastoral da Capela Nossa Senhora de Lourdes-2011.

PASTORAL DE CATEQUESE(1ªEucaristia)

Coordenador:Francisco Paulo da Silva Sousa.
Vice coordenadora:Bruna Ferreira Gouveia.
Luísa de Marillac de Sousa Bezerra.
Marilene Soares Pinheiro.
Josivânia Maria dos Santos Rocha.
Tereza Priscila Lima da Silva.
Teresinha de Jesus.
Maria Beatriz Correia da Silva.
Maria Elisangela da Conceição.
Emanuela Bezerra.
Reunião:Toda Quinta-feira às 19:30hs.
Encontros:Todo Sábado de 16:00hs às 17:30hs

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Coordenadora:Denise Teles Leite.
Vice coordenadora:Teresinha de Jesus.
Maria Hosana Mendes.
Ozilda Pereira Pinto(Zildinha).
Antonia Teixeira.
Francisca Ribeiro.
Maria de Jesus da Silva.
Teresinha Uchôa.
Suzana Soares Mendes.
Afonso Magalhães.
Emanuela Bezerra.
Layde Martins.
Rita Feitosa.
Maria Batista(D.Mocinha).
Maria do Carmo.
Suely passos Ursulino.
Maria Ivanilde de Freitas.
Maria Conceição de Oliveira.
Maria do Carmo.
Reunião:Toda 1ª quinta-feira às 19:00hs no Salão Padre Frederico, que antecede a 1ª Sexta-feira do mês.
Missa Devocional ao Sagrado Coração de Jesus:às 19:00hs

PASTORAL DA CRISMA

Coordenadora:Luciana Maria Rocha de Souza.
Vice-coordenadora:Jacilene Ximenes Mesquita.
Ivanice Rodrigues dos Santos.
Patricia David Oliveira Souza.
Francisco Gerson Jean.
Claudiana Celestino Silva.
Glaúcia Maria Leitão Vale.
Francisco Diogenes Queiroz.
Liliane da Silva Soares.
Manoel Messias Rocha Filho.
Reunião:Segunda-feira.As 19:00hs,no Salão Padre Frederico.


PASTORAL DO IDOSO.
Coordenador:Kátia Ribeiro
Vice-Coordenadora: Elita Lima.
Socorro Barbosa.
Moisés Marcelino.
Aparecida Marcelino.
Conceição Sousa(Madrinha.)
Cleber Uchôa.
Ivone Uchôa.
Tânia Medeiros.
Vilany Façanha.
Fátima Faustino.
Clóvis Mesquita
Willa Mesquita.
.Raimundinha Oliveira.
Danielly Oliveira.
Vanda Freitas.
Claúdio Ceará.
Fátima Ceara
Fabiola Ceará.
Vera Lúcia Sousa.
Pádua Mendes.
Juscileide Mendes.
Ivan Costa.
Neirelene Costa.
Cristiana Cavalcante.
Sângela Barros(Sanginha)
Eliézer Moura.
Aíla Moura.
Paulo Lima.
Josélia Aguiar.
Jander Rocha.
Jeanete Rocha.
Maria dos Anjos Mesquita.
Isabele Mesquita.
Reunião:Toda Quarta-feira que antecede o 3ºdomingo.No Salão do Idoso às 20:00hs.
Encontro no 3º domingo iniciando na Capela com a Santa Missa ás 07:00hs e depois continua o lazer no Salão do Idoso.

sábado, 8 de janeiro de 2011

*Consagração a Santissima Virgem*


Eu te escolho hoje, ó Maria, na presença de toda a corte celeste, por minha mãe e Rainha. Eu te entrego e consagro,com toda a submissa e o amor, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores,e. também, o valor de minhas boas ações passadas presentes e futuras.
Concedo-te inteiro e pleno direito de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção,segundo tua boa vontade, para a maior glória de Deus. Amém.
S.Luís Maria G.de Montfort.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sagrado Coração de Jesus.


Sagrado Coração de Jesus é uma devoção praticada pela Igreja Católica que se comemora todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus.
A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.[1]

Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua divina misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida: "Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora".
Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor a Santa margarida Maria Alacoque. Sabe-se só que é fidedigna –as promessas estão de fato contidas nas revelações – e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.
M. Kemper, um modesto comerciante de Dayton, cidadezinha norte-americana, iniciou, em 1882, um trabalho de ampla divulgação delas.
A partir desta primeiro impulso, tiveram propagação mundial. Normalmente são conhecidas como as 12 Promessas do Coração de Jesus, a mais importante das quais, é a 12ª, chamada a GRANDE PROMESSA.

Papas que recomendaram esta Devoção

Papa Pio XII – “Todas as Bênçãos que, do Céu, a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus derrama sobre as almas dos Fiéis, purificando-os, trazendo-lhes uma grata consolação celeste e exortando-os a alcançar todas as virtudes, são verdadeiramente inumeráveis.”
Papa Pio XII – “A Igreja teve sempre em tal estima a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, e de tal modo continua a considerá-la, que se empenha totalmente no sentido de a manter florescente em todo o mundo, e de a promover por todos os meios possíveis.”
Papa Leão XIII disse que a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus era “uma forma por excelência de religiosidade (…) Esta devoção, que recomendamos a todos, será para todos proveitosa.” – “No Sagrado Coração está o símbolo e a imagem expressa do Amor Infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-Lhe esse Amor.”
Papa Pio XII – “O Seu Coração é o sinal natural e o símbolo do Seu Amor sem limites para com a humanidade.”
O Papa São Gregório Magno († 604 AD) disse: “Aprendei do Coração de Deus e nas próprias palavras de Deus, para poderdes aspirar ardentemente às coisas eternas.”
O Papa S. Pio X recomendou esta devoção tal como o Papa Pio XI e como, já antes, o fizera o Bem-Aventurado Papa Pio IX.
Santos que recomendaram esta Devoção
O exemplo dos Santos, ao mesmo tempo que é um poderoso incentivo que nos incita à prática de uma devoção que eles próprios praticaram, é também, para nós, um guia modelar que nos mostra como a devemos praticar.
O espaço de que dispomos não nos permite anotar todos os Santos que promoveram a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que a viveram e que sentiram o sagrado impulso que dela provinha para amar Jesus mais ardentemente. Recordemos aqui a doutrina e o exemplo dos Santos:
Santa Gertrudes, a Grande (1256-1302), compôs esta Oração expressando o seu Amor: “Eu Vos saúdo, ó Sagrado Coração de Jesus, Fonte viva e vivificante de Vida Eterna, Tesouro infinito da Divindade, Fornalha Ardente do Amor de Deus…”
Santa Catarina de Sena elevou até um grau extraordinário o Amor que dedicou a esta Devoção (ao Sagrado Coração de Jesus): ofereceu o coração todo inteiro ao seu Divino Esposo, tendo obtido em troca o próprio Coração de Jesus.
E todos os que leram a vida e a obra de Santos – como S. Francisco de Assis, S. Tomás de Aquino, Santa Teresa de Ávila, S. Boaventura, Santo Inácio de Loyola, S. Francisco Xavier, S. Filipe de Néri, S. Francisco de Sales, S. Luís Gonzaga … – poderão ver a terna devoção, a admiração e a adoração que estes Santos dedicavam ao Sagrado Coração de Jesus.
12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus
Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
Estabelecerei a paz nas suas famílias.
Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.
Ei-de consolá-los em todas as dificuldades.
Ser ei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.
As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.
Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados.
Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.
Fonte de pesquisa :Wikipédia.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Comissão Médica aprova milagre de João Paulo II


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Redação A12

A Comissão Médica consultada pelo Vaticano aprovou um milagre atribuído a João Paulo II. Assim, a causa de beatificação do pontífice polonês, falecido em 2005, avança significativamente.

Os médicos e teólogos consultados pela Congregação para as Causas dos Santos, reunidos no mais estrito sigilo, estimaram que a cura da freira francesa Marie Simon-Pierre, que sofria de mal de Parkinson, foi imediata e inexplicável.

A comissão liderada pelo médico particular de Bento XVI, Patrizio Polisca, aprovou o milagre apresentado.

A freira francesa, que era enfermeira, curou-se inexplicavelmente após suas orações e pedidos a João Paulo II poucos meses depois de sua morte, em abril de 2005.

A aprovação dos especialistas deverá ser ratificada por uma comissão de cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos.

Beatificação de João Paulo II - A beatificação é o primeiro passo no caminho para a canonização, que exige a prova de intercessão em dois milagres.

No dia 19 de dezembro de 2009, o papa Bento XVI aprovou as ‘virtudes heróicas’ de João Paulo II venerado já em vida.

Com elas, iniciou-se a investigação do ‘milagre’ atribuído, que deve ser examinado por várias comissões.

O processo de beatificação de João Paulo II foi iniciado por Bento XVI dois meses após a morte, no dia 2 de abril de 2005, de seu predecessor.

Siga o A12 no twitter.com/portal_a12
Santuário Nacional: twitter.com/padroeira
Fonte:A12

Milagre Eucaristico de Lanciano




A leste de Roma, bem próximo ao mar Adriático, encontra-se a cidade de Lanciano, pequena cidade italiana. Ali nasceu Longino, o centurião que deu o golpe de lança no lado de Cristo crucificado e que, posteriormente, se converteu ao cristianismo.

No Século VIII, havia naquela localidade, num mosteiro, um monge basilicano que passou a duvidar da presença real de Cristo na Eucaristia, ou seja, duvidou que houvesse transubstanciação das frações do pão e do vinho ao Corpo e Sangue de Cristo, no ato da consagração. Durante uma celebração da Missa, foi surpreendido por gotas de sangue caindo sobre o altar, enquanto em suas mãos a Hóstia elevada transformou-se em carne viva, um círculo de carne em torno do pão. O vinho do cálice, transformou-se em sangue visível. A carne permaneceu intacta, enquanto o sangue do cálice dividiu-se em cinco coágulos distintos.

Era uma manhã do ano 700. Diante do milagre, os fiéis permaneceram estáticos por uns segundos, tendo o sacerdote em seguida começado a chorar incontrolavelmente, cheio de alegria e agradecimento. "Venham irmãos", disse ele, "maravilhem-se diante de nosso Deus e contemplem a Carne e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!". As pessoas se apressaram para ir ao altar para presenciar o milagre e passaram a clamar por perdão e misericórdia. Muitos batiam no peito e confessavam publicamente seus pecados, declarando-se indignos em presenciar tão grande milagre. O fato espalhou-se rapidamente entre a população local e povos circunvizinhos.

Posteriormente, os próprios monges testemunharam mais um sinal extraordinário daquele milagre. Ao pesarem os fragmentos de sangue coagulado (todos de tamanhos diferentes), observou-se que, pesadas uma a uma separadamente ou todas juntas, totalizavam sempre o mesmo peso.

O fato foi uma comprovação sobrenatural da presença real de Jesus na Eucaristia e, desde então, peregrinos do mundo inteiro passaram a visitar o local para venerar a Hóstia, que permaneceu alojada no mosteiro, sob a guarda dos monges e seus sucessores durante mais de 1200 anos, sem qualquer substância conservadora. Tais amostras foram, em 1970 submetidas à intensas avaliações científicas, sob rigorosas condições.

Sob orientação do Professor Odoardo Linoli, chefe da Unidade de Anatomia e Histologia Patológica e Citogenética do Hospital de Arezzo, durante quatro meses foram feitos criteriosos exames biológicos, microquímicos, cromatográficos, imunológicos e eletroforéticos da carne e do sangue, seguindo criteriosa metodologia científica e com todas as etapas rigorosamente documentadas. Os resultados foram surpreendentes:

1º) O sangue é de espécie humana, do grupo AB.

2º) A carne é de músculo cardíaco humano, sem qualquer ação de produtos químicos preservantes, evidenciando ter sido colhida viva e agora se apresentando mumificada pela ação do tempo, sem contudo decompor-se. Nela são evidenciados o miocárdio, o endocárdio, vasos e nervos cardíacos. O grupo sanguíneo da carne é o mesmo das gotas de sangue.

3º) Macroscopicamente, é uma fatia vertical de um coração humano, com as cavidades direita e esquerda bem individualizadas. Suas características fazem supor uma dissecação anatômica perfeita, atividade somente iniciada no ano 1300. Portanto, impossível de ter sido feita no século VIII, época reconhecida e documentada do surgimento dessa peça. A carne era realmente carne.

4º) Evidenciaram-se estruturas vasculares de tipo arterioso e venoso normais, que não apresentam alterações estruturais, que pertencem a um indivíduo são e jovem.

5º) Quanto às análises direcionadas a precisar revelação de substâncias mumificantes, concluiu-se que a antiga carne de lanciano pertence a um coração. Um coração sadio.

6º) Da análise eletroforética das proteínas dos fragmentos de sangue, constatou-se que a composição percentual das proteínas no líquido, correspondem exatamente às proteínas do sangue humano normal.

Constatou-se ainda que a Hóstia Eucarística que permaneceu no centro da carne desapareceu e que o recipiente, não estava hermeticamente lacrado. Quanto aos coágulos de sangue, relativos ao milagre do peso dos fragmentos (constatados na época pelos monges), nenhuma diferença de peso incomum foi notada.(Para a capacidade científica de cada época, revelou Deus diferentes milagres em tempos distintos).

“Um fragmento de miocárdio e de coágulos hemáticos, deixados em estado natural durante séculos, além de expostos à ação dos agentes físicos atmosféricos, ambientais e parasitosos, chegaram até nós depois de mais de um milênio, para ser submetido as atuais investigações científicas, inexplicavelmente inalterados.” (Comentário final da monografia de Linolli)

O professor Linoli, autor da sua monografia de 1970 e revisada em 1991, descreve minuciosamente todos os detalhes científicos da pesquisa. (Veja a monografia e os estudos no site http://www.corazones.org/sacramentos/eucaristia/milagro_lanciano_ciencia.htm - em espanhol).

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Planejamento Pastoral da Capela Nossa Senhora de Lourdes-2011.

PASTORAL DO BATISMO
Coordenadora:Maria de Jesus Gomes Valente
Maria Conceição de Sousa.
Maria Soledade de Carvalho Oliveira.
Sebastiana Gouveia Moura.
João Moreira Bonfim.
Maria das Graças Genuca de Sousa.
Luiz Kleber.
Ivone Costa.
Kátia Maria Sales Ribeiro.
Ir.Maria da Conceição de Jesus.

Reuniões:As reuniões da Pastoral estará incluída no calendário anual do batismo.

PASTORAL DA LITURGIA
Coordenação:Josiane dos Santos Rocha.
Vice-coordenação:Socorro Maria Lopes.
Neusa Silva Alves.
Maria Célia Meneses da Silva.
Emanuela Bezerra de Almeida.
Tânia Maria Albuquerque Sousa.
Maria de Jesus da Silva.
Teresinha de Jesus.
Bruna Ferreira Gouveia.
Antonia Moreira Leite.
Liliane da Silva Soares.
Lara Luísa Bezerra Cândido.
Claúdio Herberson da Cruz Silva.
Gilson Alves Souza.
Maria do Socorro Ramos.
Marluce Duarte.
Suely Passos Ursulino.

Reuniões:Todas as quarta-feiras as 19:30hs,no Salão dos Idosos.

PASTORAL DO DÍZIMO
Coordenador:José Liduino Valente.
Vice-Coordenador:Moisés Ribeiro Marcelino.
Maria Aparecida Ferreira Marcelino.
Maria de Jesus da Silva.
Lidia Maria Ribeiro Marques.
Martinho Alves Filho(Júnior).
Suely Passos Ursulino.

PASTORAL DA SAÚDE
Coordenadora:Joana Monteiro Oliveira.
Vice-Coordenador:Maria Irene Ceará Gomes.
Antonia Maria Leite.
Ozana Amélia Rodrigues.
Jeane Amaro Vieira.
Ir.Conceição de Jesus
Teresinha de Jesus.
Ângela C.Monteiro.
Francisca Carvalho.
Sinval(Secretário Arquidiocesano da Pastoral da Saúde)
Maria Eliana Coutinho de Sousa.
Climene Barros de Castro.

REUNIÃO QUANDO ONDE
Reunião Mensal Todo 2º domingo de cada mês as 16:00hs. Salão Paroquial Padre Frederico.
Visitas aos doentes na comunidade e nos hospitais. Qualquer dia da semana.
Reunião mensal para formação. Toda 2ª quarta-feira das 09:00 as 10:30hs. Santa Casa de Misericordia.
Encontros bimestrais entre Paróquias. 5 de fevereiro
2 de abril
4 de junho
6 de agosto Paróquia Nossa Senhora das Dores.
Retiro da P.da Saúde. 1º de outubro
Congresso da Pastoral da Saúde. Última semana de julho.
Assembléia da P.da Saúde. 5 de novembro
Confraternização da Pastoral da Saúde 20 de novembro
Festa da vida.



PASTORAL DA CRIANÇA
Coordenadora:Sebastiana Gouveia Moura
Vice-Coordenadora:Luiza de Marillac S.Bezerra.
Joana Monteiro Oliveira
Maria Célia Menezes.
Silvana Silva de Macedo.
Tayná Ângela de Oliveira.
Bruna Ferreira Gouveia
Rosa Vírginia Sousa Bastos.
Maria do Socorro Rocha.
Emilse Maria.
Maria de Jesus Gomes Valente.
Francisca Antonia Oliveira.
Ângela Cristina Martins.
Antonia Edith.
Roberto(Coordenador Paroquial da Pastoral da Criança)
Pe.Assis




REUNIÃO QUANDO ONDE
Reunião mensal e entrega de FABS. Toda 1ºterça-feira de cada mês as 19:30 horas. Salão Paroquial Padre Frederico.
Celebração da vida. Todo 4º domingo às 16:00 horas. Salão dos Idosos.
Roda de conversa
Reunião com as gestantes.
Visita as crianças. Penultima semana de cada mês.
Encontro de intercâmbio da P.da Criança.
Encontrão dos líderes.
Dia da Pastoral da Criança em Fortaleza. Maio.
Dia Nacional da Pastoral da Criança. Dezembro.
Festa da vida.
Confraternização

*HORÁRIO DAS MISSAS*

Toda 1ªSexta-feira-Missa devocional ao Sagrado Coração de Jesus as 19:00hs.
Todo dia 13 de cada mês Missa devocional a Nossa Senhora de Fátima às 19:00hs.
Todo o dia 18 de ca mês Missa devocional a Mãe Rainha às 19:00hs.
Todo Sábado Missa às 19:00hs.
Todo o Domingo Missa às 07:00hs e às 19:00hs.

Devoçao ao Divino Pai Eterno.


A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira. Eles vieram se estabelecer nas proximidades do Córrego do Barro Preto, distante aproximadamente vinte e dois quilômetros do município de Campininha das Flores (Hoje "Campininha das Flores" é o bairro de Campinas, de onde se originou a cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás).

Constantino, um homem muito religioso, sua esposa também era, começou a trabalhar na terra para plantação. Certo dia, enquanto eles lidavam no campo, a enxada tocou em algo rígido que não era pedra. Ao conferir, notaram ser um medalhão belíssimo de barro, com tamanho em torno de meio palmo de circunferência, e onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles beijaram o medalhão sagrado e o levaram para casa.

Constantino e seus familiares começaram a rezar o terço, principalmente aos finais de semana. Numerosos prodígios, graças e milagres começaram a acontecer. A notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar juntos ao Divino Pai Eterno.

O número de devotos foi crescendo e a casa de Constantino já não comportava tanta gente. Por volta de 1843 foi construída uma capela de folhas de buriti, mas esta também ficou pequena. O Casal então doa um terreno às margens do córrego Barro Preto e todos construíram uma nova capela.


Constantino encomendou uma réplica da figura encontrada no medalhão, em tamanho maior e esculpida em madeira, ao artista plástico Veiga Valle, que morava em Pirenópolis - GO. Daí surgiu a imagem venerada em Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo coroando, solenemente, a Virgem Maria. Esta imagem feita pelo famoso artista goiano pode ser vista ainda hoje no Santuário Velho, também conhecido como Igreja Matriz de Trindade.

Hoje o Santuário do Divino Pai Eterno ,localizado em Trindade - Go.reune um número imenso de fiéis devotos do Divino Pai Eterno que chegam ao Santuário em busca de alcançar graças pedidos as vezes impossíveis e também agradecerem graças recebidas.O Santuário esta sobre a administração dos Padres Redentoristas e o Padre Robson e o Reitor do mesmo.
Esta devoção tornou-se bastante conhecida através das Novenas do Divino Pai Eterno transmitidas pela televisão através da rede vida canal 46 e na internet pelo site.Portanto este blog quer ajudar a divulgar esta devoção e várias outras que seram colocadas no blog no devido tempo,para poder fazer um trabalho de evangelização.Fazendo com que outras pessoas conheçam e possa ajuda-las em todos os seus momentos.

Pai Eterno
Deus Pai – 1ª pessoa da Santíssima Trindade; aquele para quem nada é impossível. O Pai Eterno é amoroso e criou o mundo para manifestar sua bondade, sua glória e beleza.

Jesus Cristo – 2ª pessoa da Santíssima Trindade; o Filho predileto, o ungido e enviado para nos redimir de nossas faltas. O verbo que se encarna para nos salvar das trevas, que nos reconcilia com Deus, modelo de nossa santidade.

Espírito Santo – 3ª pessoa da Trindade; é o Paráclito, o Espírito de Verdade, procede do Pai e do Filho, e com Eles é adorado e glorificado.

Maria – Esposa do Espírito Santo, mãe de Deus porque é a mãe de Jesus. A imaculada conceição, a nova Eva, a mãe de todos os viventes. É a humanidade presente junto ao mistério da Santíssima Trindade.

Você – Você é parte desta Família de Amor. Desde a sua concepção, o Pai Eterno lhe criou para manifestar no mundo a ternura, a inteligência, a beleza: tudo por meio de você e de sua vida. Ele tem um amor eterno por você!

Fonte:Santuário do Divino Pai eterno

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mensagem ao nosso Pároco Pe.Marcos Oliveira,Pe.Assis e Diácono Fernandes.

Que o ano que inicia-se possa trazer para os senhores um ano repleto de saúde,paz e muitas bênçãos em seus projetos.Que Deus lhes conceda todas as conquistas necessárias para suas vidas.Para que vocês vivam com fidelidade a missão recebida de Deus Pai.Tendo sempre a disponibilidade para acolher o povo com carinho e respeito.Cuidando como que cuida do próximo, como quem cuida de um tesouro.Saúde, alegrias ,partilha vivência em nossa comunidade são os votos de nossa Capela e seus fiéis.


“O Sacerdócio é o amor do Coração de Jesus.”
São João Maria Vianney




Pense um pouco....reflita...


Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.Lembre-se da sabedoria da água:"A água nunca discute com os seus obstáculos, mas os contorna".
Quando alguém o ofender ou frustar você é a agua e a pessoa que o feriu o obstáculo! Contorne-o sem discutir.Aprenda a amar sem esperar muito dos outros.
Auguto Cury

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

UM TEMPO PARA CADA COISA


Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:Tempo para nascer,e tempo para morrer;tempo de plantar,e tempo de arrancar o que foi plantado;tempo para matar e tempo para sarar;tempo para demolir,e tempo para construir;tempo para chorar, e tempo para rir;tempo para gemer, e tempo para dançar;tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las;tempo para dar abraços,e tempo para apartar-se.Tempo para procurar. E tempo para perder;tempo para guardar,e tempo para jogar fora;tempo para rasgar, e tempo para costurar;tempo para calar,e tempo parar falar;tempo para amar,e tempo para odiar;tempo para guerra,e tempo para paz.
Eclesiastes 3,1-8.

domingo, 2 de janeiro de 2011

CALENDÁRIO LITURGICO A JANEIRO 2011

contador de visitas
contador de visitas

Feliz Ano Novo!!!


Feliz o povo que tem por Mãe a Mãe de Deus! E nossa Igreja Católica tem esta felicidade de ter a Mãe do Salvador que foi através do seu Sim que ela acolheu e concebeu a vinda e a chegada do Menino Deus, em sua Missão.
O Nosso calendário civil inicia-se com a Solenidade da Santa Mãe de Deus.
Para através da Mãe pedirmos a sua intercessão ao seu Filho Jesus sobre o ano de 2011.Que tenhamos paz em nossas famílias,empregos,saúde,pros-peridade,etc.
Que você e sua Família sempre participe da Santa Missa e nunca deixe de ajudar com a sua participação,experiência em nossos encontros e reuniões.
Viva a Vida!!!Agradeça e louve a Deus por tudo!!!
Salve Maria!!!